Dengue é tema da série “Educar para Doar”

10 de maio de 2012 - 14:18

 

Nesta quinta-feira, dia 10 de maio, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em sua série “Educar para Doar” aborda o tema dengue. Os temas explicados nas reportagens, são sugeridos por doadores e as justificativas seguem os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011.

 

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Quando surgem os sintomas eles costumam evoluir para: dengue clássica, forma benigna, semelhante à gripe e dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea.

 

A dengue clássica nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. A dengue hemorrágica por sua vez, no início apresenta os mesmos sintomas da dengue clássica, entretanto depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, aparecimento de petéquias e hematomas, além de outros. Em alguns casos, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.

 

Doação de sangue

 

Segundo os critérios exigidos pela Portaria nº 1.353 do Ministério da Saúde, a pessoa que teve a dengue clássica, precisa aguardar um mês após a cura para realizar a doação de sangue. No caso da dengue hemorrágica, o período se estende para seis meses.

 

Na próxima quinta-feira, o hemocentro abordará em sua série o tema: tatuagem. Os temas são sugeridos por doadores através das redes sociais. O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial). Tem dúvidas? Mande sua sugestão de tema para a série.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204