Vacinação: Ministério da Saúde altera tempo de inaptidão para doação

9 de maio de 2012 - 14:13

 

O Ministério da Saúde iniciou no último dia 5 de maio, a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Infuenza. A ação vai até o dia 25 de maio e tem como objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza na população. Nesta campanha serão vacinados: adultos com 60 anos e mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos de idade, gestantes e população presidiária.

 

Informamos que o Ministério da Saúde, através do Ofício Circular 031/2012 retificou o prazo de inaptidão para doação após a vacinação. O prazo, que antes era de 4 semanas, foi alterado para 48 horas. No ofício, fica estabelecido também que o doador deve ser informado quanto à possibilidade de resultados falso-positivos nos testes laboratoriais e da convocação de coleta de nova amostra, visando a repetição dos testes.

 

Além disso, recomenda que os potenciais candidatos a doação de sangue sejam incentivados a realizar sua doação antes da vacinação, assim como no caso de profissionais de saúde e pessoas entre 60 e 67 anos. Por isso, antes de se vacinar, vá ao Hemocentro e realize sua doação! Com esse simples gesto você pode salvar até 3 vidas. Para doar é simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com validade nacional com foto.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce