Mais uma ação da campanha: “-ABrace estA- açãO+ que salvA+ vidas”

9 de maio de 2012 - 17:10

 

A dengue vem aumentando no estado. De acordo com a Secretaria da Saúde, foram confirmados – somente na capital – mais de 4 mil casos. Essa realidade interfere diretamente no estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), pois diminui os número de candidatos a doação.

 

Tendo em vista a dificuldade enfrentada pelo Hemocentro, a Prosa Ideias Interativas, realizará nos dias 14 e 15 de maio, na Praça do Ferreira uma ação em prol da doação de sangue. Durante todo dia – 8h às 16h- além da doação de sangue os interessados poderão retirar de um painel disponível no local cartões com o seu tipo sanguíneo. O bilhete terá informações acerca da doação de sangue e além disso, poderá ser utilizado como identificação do seu fator RH nos casos de emergência, para isso, basta levá-lo sempre consigo.

 

A campanha se estenderá até o final do ano, através das redes sociais. Todos os meses o Hemoce em parceria com a Prosa Ideias Interativas realizará novas ações em favor da vida! Participe desta corrente! O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e no facebook, atravé da fan page Hemoce (Oficial).

 

 

Doação

 

Atualmente, o banco de sangue do Hemoce está com déficit nos tipos sanguíneos A+ e O+, tipos considerados comuns entre a população e por consequência muito utilizados. Por isso, convidamos você, a exercer a sua solidariedade. Não há nada que substitua o sangue, por isso, doe com frequência. Os doadores do sexo masculino, podem realizar até quatro doações ao ano, bastando apenas, intervalos de dois meses de uma doação para outra. Já as mulheres, podem realizar até três doações ao ano, com intervalo de três meses entre as doações.

 

 

Para doar é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com consentimento formal do responsável legal. Para tanto, o Hemoce criou um Termo de Consentimento o qual deverá ser preeenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).

 

 

Dicas para combater a dengue

 

– Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

– Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

– Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

– Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204