Educar para Doar aborda o tema Diabetes

3 de maio de 2012 - 03:00

 

Dando continuidade a série “Educar para Doar”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, dia 03 de maio, o tema: Diabetes. Os temas explicados nas reportagens, são sugeridos por doadores (através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais) e as justificativas seguem os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011.

 

A diabetes é dividida em dois tipos. A diabetes do tipo 1 em geral, se inicia na infância ou na adolescência e necessita ser tratado com insulina durante toda a vida. Nesse tipo de diabetes, o pâncreas progressivamente não consegue mais produzir insulina em quantidades suficientes até chegar ao ponto de incapacidade total.

A diabetes do tipo 2, é o tipo mais comum, correspondendo a 90% de todos os casos. Em geral, surge em adultos a partir dos 30 – 40 anos de idade ou em adolescentes com excesso de peso. Outros fatores que podem contribuir para o surgimento desse tipo de diabetes são o sedentarismo, histórico familiar, tabagismo e hipertensão arterial.

Os diabéticos não podem doar sangue, independente do uso ou não da insulina. A restrição é uma forma de segurança, já que, os portadores tem maior probabilidade de apresentar alterações do sistema cardiovascular o que pode levar a complicações durante ou logo após a doação de sangue, e assim apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde.

 

Na próxima quinta-feira, dia 11, abordaremos o tema: Dengue. Tem dúvidas? Nos envie. O Hemoce responde por contas no twitter (@Hemoce) e facebook, através da fan page Hemoce (Oficial).

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308