“Educar para Doar” tem como tema: Acupuntura e piercing

18 de abril de 2012 - 19:04

 

Dando continuidade a série “Educar para Doar”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 19 de abril, o tema: Acupuntura e piercing. Os temas explicados nas reportagens, são sugeridos por doadores – através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais – e as justificativas seguem os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011. Desde sua primeira matéria explicativa, a série já abordou temas como: descanso, gravidez, alimentação e documentação.

 

A realização de acupuntura ou piercing (exceto na boca e em área genital) impede a doação por 3 dias (72h) e desde que seja feita em clínicas com profissionais autorizados pela Vigilância Sanitária, em condições de antissepsia adequada e sem apresentar sinais inflamatórios locais. Vale ressaltar que, o procedimento quando realizado por profissionais não autorizados ou sem condição da avaliação da antissepsia, é contra indicada a doação por 12 meses.

 

Os usuários de piercing em área genital ou na boca, só podem realizar a doação de sangue após um ano (12 meses) da retirada do brinco. Este impedimento decorre do risco de transmissão de agentes infecciosos relacionado a estes procedimentos.

 

Na próxima edição da série “Educar para Doar”, o Hemoce abordará o tema: “Folga no trabalho”. Tem alguma dúvida? Envie suas perguntas, através das redes sociais. O Hemocentro responde por contas no twitter – @Hemoce – e facebook, através da fan page Hemoce (Oficial)

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344