Documentação é tema da série “Educar para Doar”

12 de abril de 2012 - 13:10

 

Dando continuidade a série “Educar para Doar”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 12 de abril, o tema: Documentação. Os temas explicados nas reportagens, são sugeridos por doadores e as justificativas seguem os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011.

 

Para que o candidato possa realizar sua doação alguns critérios são exigidos, entre eles está a apresentação de um documento com foto e validade nacional. Segundo a legislação em vigor, a apresentação do documento oficial visa garantir a autenticidade do cadastro do doador e a segurança tanto do concessor como do receptor.

 

A exigência impede a apresentação de documentos falsos por pessoas de má fé, que podem, nesta situação, trazer riscos a quem receber o sangue ao omitir, por exemplo, exposições a doenças transmissíveis pelo sangue ou até doar no período da janela imunológica (quando o exame do sangue não é capaz de identificar a presença do vírus), o que prejudicaria o paciente que recebesse esse sangue.

 

Na próxima edição da série “Educar para Doar”, o Hemoce abordará o tema: Acupuntura e piercing.

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344