Hemoce comemora o Dia Mundial do Hemofílico

11 de abril de 2012 - 17:22

No próximo dia 17 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Hemofílico, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce) terá uma programação especial. A partir das 8h, os pacientes poderão assistir a palestras educativas – que abordarão temas como: “Profilaxias”, “Dose Domiciliar” e “Recursos Terapêuticos na Fisioterapia” – que serão ministradas pelo Dr. Luiz Ivando Pires, Dra. Nathália Martins e Dra. Chiara Barreira respectivamente. Além disso, as crianças de 5 a 12 anos de idade poderão participar da oficina de desenho, – que acontecerá na sala 41 do Hemoce – para o concurso da Federação Francesa de Hemofilia. Ainda como parte da programação será servido um lanche aos presentes no hall do auditório.

Para lembrar a data, os representantes da Associação dos Hemofílicos do Estado do Ceará (AHECE), participarão de uma audiência pública na Assembléia Legislativa. Na ocasião, os hemofílicos farão reivindicações ao poder público, dentre elas: o direito ao passe livre nos transportes públicos; a criação de uma lei que ampare os portadores de coagulopatias; convênio com empresas de planos de saúde; casa de apoio aos pacientes vindos do interior; maior cobertura e divulgação do dia; leitos disponíveis nos hospitais e financiamento para compra do ítrio-90, para o tratamento através da radiosinoviortese. A ação acontecerá no dia 18 de abril, quarta-feira, na Assembléia Legislativa.

Os Hemocentros Regionais também farão ações comemorativas ao Dia Mundial do Hemofílico. Acompanhe as datas:

Hemocentro Regional Data
HR – Crato 17/04
HR – Sobral 20/04
HR – Iguatu 25/04
HR – Quixadá 27/04

Concurso de Desenho

A Associação Francesa de Hemofílicos (AFH), organizadora do concurso, em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), lançou no dia 2 de janeiro um Concurso de Desenhos, intitulado: “Hem’Olympic Game”. A ação tem como tema “A realização de uma proeza da qual me orgulho”. Através dos desenhos, as crianças poderão ilustrar a sua confiança, a perseverança, a ambição, a persistência e a responsabilidade. A competição termina no dia 27 de abril, sexta-feira.

Os interessados em saber mais sobre o Concurso de Desenhos devem entrar em contato com o Ambulatório de Coagulopatia do Hemoce no telefone 3101.2310

Assessora de Imprensa – Hemoce