Balanço da Semana Santa

9 de abril de 2012 - 16:19

 

A Semana Santa historicamente, é o feriado com maior índice de atendimento nas emergências dos hospitais e por consequência é um dos períodos mais complicados para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Comprovando a reputação, este ano, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o feriado cristão foi o mais violento dos últimos três anos, com um aumento de 233% no número de acidentes em relação ao ano passado. A estatística é preocupante para o Hemoce, pois este ano o número de bolsas coletadas durante o período foi muito inferior aos anos anteriores.

 

Mesmo com as constantes campanhas de incentivo à doação de sague, durante a Semana Santa, o número de doações foi menor comparado ao ano de 2011, quando foram coletadas 5.343 bolsas de sangue. Este ano, 5.070 doações foram realizadas. Outro dado importante é que de segunda-feira à domingo (2 a 8 de abril), foram realizadas 866 doações, número bastante inferior ao do ano de 2011, quando durante o mesmo período foram realizadas 1.099 doações.

 

Diante do aumento dos acidentes, a Hemorrede estadual – com unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral – se prepara agora para atender a demanda, que abrangue toda a rede pública hospitalar do estado, composta por 168 hospitais públicos, 126 hospitais privados com leitos SUS contratados e 62 agências transfusionais, após o feriado. Por isso, o banco de sangue conta com a solidariedade da população para que possa continuar realizando um atendimento de qualidade.

 

Os interessados em doar, precisam estar saudáveis, bem alimentados, pesar mais de 50kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os candidados à doação de sangue menores de idade só podem doar com o consentimento formal de seu responsável lega. Para isso, o Hemoce criou um Termo de Consentimento disponível na recepção de doadores de toda a Hemorrede e no site ( www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

 

Números de campanha (comparativo de 2009 a 2012, durante o feriado da Semana Santa)

 

Ano Número de doações
2009 1.183 doações
2010 1.142 doações
2011 1.099 doações
2012 866 doações

 

Campanha de Semana Santa da Hemorrede

 

O Hemoce lançou no dia 3 de março sua campanha para o feriado da Semana Santa. A ação intitulada “Todo mundo merece uma segunda chance! Nesta Semana Santa faça alguém nascer de novo. Doe sangue. Doe vida!” foi uma iniciativa do Rotary Internacional e teve como padrinho, o sanfonista Waldonys. A campanha ficou em vigor até o dia 4 de abril e teve como principal objetivo incentivar junto a população a causa da doação de sangue, principalmente durante esse período que antecede o feriado cristão.

 

A novidade este ano foi a disponibilização de um Posto de Coleta no Shopping Via Sul. O stand ficou no shopping, entre os dias 5 de março e 4 de abril e foram coletadas durante este período 233 bolsas de sangue. O atendimento aos doadores no Via Sul aconteceu de segunda-feira a sábado, das 15h às 20h30min e nos domingos, das 15h às 20h.

 

O Hemoce agradece ao Shopping Via Sul e a Brilhante eventos pela iniciativa em favor da vida!

 

 

 Fonte (Número de acidentes) – Diário do Nordeste

– – –

Suzana de Araújo Mont’ Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344