“Educar para Doar” aborda o tema: Gravidez

28 de março de 2012 - 14:02

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) lançou na última quinta-feira, dia 22, a série “Educar para Doar”. A iniciativa tem como principal objetivo disseminar a causa da doação de sangue, assim como, esclarecer para a população os critérios exigidos pela Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011, pelo Ministério da Saúde. Dando continuidade a série de reportagens, o Hemoce aborda hoje, dia 29 de março, o tema: Gravidez.

 

Durante a gravidez as mulheres não podem doar. Neste período o organismo feminino necessita de reservas de minerais e vitaminas para gerar um bom desenvolvimento do feto e ao doar, tais nutrientes são utilizados. Outra questão curiosa é a amamentação. As mulheres que estão amamentando devem esperar que a criança complete um ano de vida. A observação se faz necessária pois para a produção do leite materno é preciso uma grande quantidade de vitaminas e minerais e a doação de sangue pode precipitar a ocorrência de anemia ou carência de nutrientes.

 

Quando a criança tem um ano de idade, geralmente suga menor quantidade de leite por dia, já que nesta idade passa a ingerir outros alimentos e consequentemente há uma redução da utilização de nutrientes da mãe. Outra colocação do Ministério da Saúde, é que, as mulheres que sofreram aborto ou parto normal, também precisam aguardar três meses para realizar a doação de sangue. No caso do parto cesáreo, indica-se a doação após seis meses.

 

Na próxima quinta-feira, dia 5 de abril, o banco de sangue abordará o tema: Alimentação.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308