Hemoce lança a série: Educar para doar!

22 de março de 2012 - 03:00

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) convida com frequencia a população a abraçar a causa da doação de sangue. O chamado insistente, se deve ao fato de que nada substitui o sangue, por isso, é necessário que a ideia seja cada dia mais disseminada e entendida pelas pessoas. Tendo em vista que diariamente a equipe do banco de sangue responde a dúvidas sobre a doação de sangue, o Hemoce lança hoje, dia 22 de março, a série “Educar para Doar”.

 

Toda quinta-feira, os doadores e candidatos a exercer sua solidariedade, poderão esclarecer suas dúvidas de forma didática sobre os critérios exigidos pela Lei do Sangue, através da Portaria nº 1.353, publicada em 13 de junho de 2011, pelo Ministério da Saúde. Para dar início a série de reportagens, o Hemoce abordará o tema: Descanso.

 

Para que tenhamos um bom desempenho em nossas atividades diárias, uma boa noite de sono é imprescindível. É comum que haja variação no tempo de descanso entre uma pessoa e outra, mas mesmo assim é uma atividade indispensável a qualquer indivíduo. O candidato a doação também precisa estar descansado. O Hemoce preza pela segurança e bem estar do doador, por isso recomenda que o candidato antes de realizar o procedimento esteja em repouso de no mínimo 6 horas. O descanso prévio é necessário porque o cansaço físico pode favorecer a ocorrência de reações adversas no ato da doação, tais como, desmaios, tonturas e palidez. Os cuidados se estendem após a doação. Segundo a Portaria nº 1.353, publicada pelo Ministério da Saúde, àqueles que doaram não devem realizar esforços físicos por aproximadamente 12 horas.

 

Na próxima quinta-feira, dia 29 de março, o Hemoce dissertará sobre o tema: Gravidez. Não perca a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre a doação de sangue, um simples gesto que faz a diferença na vida de muitos pacientes!

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Imprensa – Hemoce

3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344