Hemoce lança campanha da Semana Santa

29 de fevereiro de 2012 - 03:00

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) lançará no próximo dia 3 de março, sábado, às 9h, a sua campanha para o feriado da Semana Santa intitulada, “Todo mundo merece uma segunda chance! Nesta Semana Santa faça alguém nascer de novo. Doe sangue. Doe vida!”. A campanha é uma iniciativa do Rotary Internacional, grupo de líderes de negócios e profissionais que prestam serviço humanitários, com apoio do Shopping Via Sul e Brilhante Eventos.

 

O evento terá inicio com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, às 9h, em frente ao Hemoce, na Av. José Bastos, 3390. Cerca de 200 integrantes do Rotary de Fortaleza e Maracanaú, estarão no Hemoce neste sábado para realizar sua doação de sangue. A ação será encerrada com a apresentação do sanfoneiro Waldonys no auditório do Hemocentro Coordenador, em Fortaleza.

 

Uma novidade este ano é a disponibilização de um Posto de Coleta no Shopping Via Sul, situado à Av. Washington Soares, 4335. O stand do Hemoce ficará no shopping, próximo as salas de cinema, no 4º piso, entre os dias 5 de março e 4 de abril e o atendimento acontecerá de segunda-feira a sábado, das 15h às 20h30min e nos domingos, das 15h às 20h. Somente no dia 19 de março, feriado de São José, Padroeiro do Ceará, não haverá coleta no shopping.

 

O feriado da Semana Santa, historicamente, é o feriado com maior índice de atendimento nas emergências dos hospitais e, durante o mês de março, ocorre uma diminuição no número de doações de sangue em todo país. No Ceará, o feriado coincide com o início das chuvas que, além de provocar viroses e focos de dengue, dificulta o acesso do doador ao hemocentro. Enquanto isso, os hospitais precisam ter seus estoques mantidos para atender pacientes que necessitam de transfusão de sangue nas emergências, cirurgias e tratamentos de doenças. A Hemorrede do Ceará, composta pela sede em Fortaleza e mais 5 unidades no interior do estado, se prepara para mobilizar a população de forma a garantir o atendimento em toda rede pública hospitalar estadual.

 

Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Imprensa – Hemoce
3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344