31 de janeiro: Dia de doar no Hospital Infantil Albert Sabin

31 de janeiro de 2012 - 13:02

 

 

Parceria pela vida!

 

 

Hoje, dia 31, terça-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), realizará campanha de coleta de sangue e cadastramento para possíveis doadores de medula óssea, 9h às 17h. Nossa unidade móvel ficará durante todo o dia na rua Tertuliano Sales, 544.

 

Iniciativas como essa, além de mobilizar os profissionais, pacientes e a população à causa da doação, auxiliam na adequação do estoque de sangue para carnaval, período bastante complicado para os hemocentros. Vale ressaltar que, para que o Hemoce possa realizar um atendimento de qualidade à demanda, que abrange toda a rede pública hospitalar do estado, são necessárias 250 doações diárias, aproximadamente 5.500 doações mensais.

 

Durante este mês, o banco de sangue sofreu uma queda nos tipos sanguíneos B positivo e AB negativo. Por isso, contamos com apoio de todos! Para doar sangue, é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto. Os candidatos à doação menores de 18 anos só poderão doar com o consentimento dos pais.  

 

No ato da doação de sangue, é possível ainda, se cadastrar como possível doador de medula óssea. Para realizar o cadastro é necessário ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, não apresentar comportamento de risco para DST’s e apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço. No momento da realização do registro, o doador deve assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Comunicação – Hemoce

3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344

suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br