Residência Médica: seleção unificada pela primeira vez no Ceará

9 de janeiro de 2012 - 19:44

Estão abertas até o próximo dia 15 de janeiro as inscrições para a Seleção Unificada da Residência Médica no Ceará ano 2012. O fato da Residência Médica ser através de uma seleção unificada não surgiu de um dia para outro. Tem história, que começou com uma ideia da Secretaria da Saúde do Estado há quatro anos. “Com muitas articulações e pela força das parcerias, trabalhamos desde 2007 para que a unificação se tornasse realidade”, lembra o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.  A Seleção Unificada ocorre por meio de  um convênio entre a Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Sesa, numa parceria com a Universidade Federal do Ceará, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Instituto Dr. José Frota, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de Barbalha e Sobral, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Hospital São Lucas, Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da UFC e a Coordenadoria de Concursos da UFC – CCV.

Os médicos fazem as inscrições na Seleção Unificada da Residência Médica por especialidade, concorrendo as vagas totais. As vagas com pré-requisito somam 148. Com acesso direto são 300 vagas. Segundo o edital (leia aqui na íntegra), a partir da classificação obtida os médicos fazem opção pelo local da residência. É pelo site www.resmedceara.ufc.br que as inscrições são feitas desde esta segunda-feira, 9 de janeiro.      

Democratização

Para Arruda Bastos, “a seleção unificada integra a gestão da saúde e a academia com resultados otimizados na defesa e garantia da saúde da população”. Antes da seleção unificada a UFC fazia a sua própria residência, o Hospital Dr. José Frota também, a Sesa da mesma forma. Agora, entre as vantagens do processo unificado está a impossibilidade de choque de calendário das provas já que o calendário é único das diferentes instituições. Isso permite que mais médicos se inscrevam, democratizando o acesso. Outra vantagem da seleção unificada está na possibilidade do candidato que não atingir nota suficiente para aprovação na vaga da especialidade de sua preferência inicial ter a chance de disputar vagas de outras especialidades  no banco de classificados. O objetivo é acabar com as vagas ociosas em diversas instituições.     

Qualidade

“Com a Seleção Unificada da Residência Médica teremos um número maior de médicos especialistas, num total de 62 áreas que estão sendo ofertadas na nova residência. A população do Ceará terá cada vez assistência de qualidade na rede de assistência que está em plena expansão na capital e no interior, com a construção pelo governo do Estado hospitais, policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas)”, observa Arruda Bastos. Ele informa que as áreas de especialidades foram definidas com base na necessidade verificada no dia a dia nos serviços de saúde.

O processo seletivo único para a Residência Medica no Estado do Ceará está sendo coordenado por um Grupo Gestor composto por todas as instituições participantes. Todos os Programas são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Confira nos quadros os resumos das vagas.

I – Resumo de Vagas (Acesso direto)
 

Especialidades Vagas
Anestesiologia 18
Cirurgia Geral 30
Clínica Médica 56
Dermatologia 8
Infectologia 6
Medicina de Família e Comunidade 54
Neurocirurgia 1
Neurologia 6
Obstetrícia e Ginecologia 29
Oftalmologia 5
Ortopedia e Traumatologia 12
Otorrinolaringologia 4
Patologia 2
Pediatria 43
Psiquiatria 17
Radiologia e Diagnóstico por Imagem 9
Total de vagas acesso direto 300

II – Resumos de Vagas (Com pré-requisito)

Especialidades Vagas
Anestesiologia (R4) área de atuação dor 1
Cancerologia Pediátrica 2
Cardiologia 12
Cardiologia Pediátrica 2
Cardiologia (R3) ecocardiografia 3
Cardiologia (R3) hemodinâmica e cardiologia intervencionista 1
Cardiologia (R3) transplante de coração 1
Cirurgia de Cabeça e Pescoço 3
Cirurgia do Aparelho Digestivo 2
Cirurgia do Aparelho Digestivo (R3) área de atuação transplante de fígado 1
Cirurgia Cardiovascular 2
Cirurgia Cardiovascular (R5) transplante de coração 1
Cirurgia Geral (R3) 6
Cirurgia Pediátrica 2
Cirurgia Plástica 6
Cirurgia Torácica 2
Cirurgia Vascular 4
Cirurgia Vascular (R3) área de atuação em ecografia vascular com doppler 1
Cirurgia Médica (R3) Opcional 5
Coloproctologia 3
Endocrinologia 6
Endocrinologia Pediátrica (R3) 1
Endoscopia 4
Gastroenterologia (R3) área de atuação endoscopia digestiva 3
Gastroenterologia 4
Gastroenterologia (R3) em Hepatologia 1
Gastroenterologia Pediátrica (R3) 1
Gastroenterologia (R3) área de atuação transplante de fígado 1
Geriatria 2
Hematologia e Hemoterapia 2
Hematologia e Hemoterapia Pediátrica 1
Mastologia 3
Medicina Intensiva 6
Medicina Intensiva Pediátrica 2
Neonatologia 14
Nefrologia 9
Nefrologia Pediátrica 1
Obstetrícia e Ginecologia (R4) 2
Ortopedia e Traumatologia (R4) 2
Pediatria (R3) 2
Pneumologia 5
Pneumologia (R3) endoscopia respiratória 4
Pneumologia Pediátrica 1
Psiquiatria da Infância e Adolescência (R4) 2
Reumatologia 4
Urologia 5
Total de vagas pré-requisito 148