Coletas externas – 2012

Calendário de Coletas do Hemocentro Regional – Sobral

Calendário de Coletas do Hemocentro Regional – Quixadá

– Dezembro

Saiba como agendar os serviços de Coleta Externa para Doação de Sangue (CE), Caravana da Solidariedade (CS) e Coleta Externa para Cadastro de Doadores de Medula Óssea (CEMO)

Coleta Externa para Doação de Sangue

O que é?
A coleta externa é toda aquela que acontece fora das dependências do Hemoce. São utilizados nossos veículos, como vans e unidade móvel (ônibus rodoviário com toda a estrutura para a doação), para realizar a coleta de sangue. Para que ela aconteça, é necessária uma parceira com instituições públicas ou privadas. Elas, através de seus gestores ou responsáveis podem entrar em contato com o hemocentro de sua região por telefone ou email para negociar a disponibilidade de datas no calendário. É importante que este contato tenha pelo menos 20 dias de antecedência do dia previsto para a coleta. As solicitações de coletas são encaixadas em um calendário organizado entre as visitas às instituições e os municípios da região de responsabilidade de cada hemocentro.

Através de um ofício, o responsável pode oficializar o interesse em uma data, horário e local onde a coleta deve acontecer, esclarecendo inclusive o objetivo da campanha. Logo em seguida, é agendada uma palestra educativa e de sensibilização para os funcionários/colaboradores da instituição, tentando agregar o maior número de doadores possíveis.

Pré-requisitos para agendamento:

– previsão miníma de candidatos para realização de coleta externa: 80 inscritos, e deverá vir a relação dos mesmos anexa ao oficio de solicitação de coleta para o email da Captação de Doadores (captacao@hemoce.ce.gov.br) ou fax: (85) 3101.2300;
– possibilidade de realização prévia de palestras de conscientização do público alvo;
– utilização de cartazes para divulgação;
– infra-estrutura física que abrigue os veículos e funcionários do hemocentro. Locais em que o acesso do doador passa por escadas deverão ser analisados pela equipe técnica;
– ligação de energia elétrica para a unidade móvel, nos casos em que ela é utilizada, ou salas onde seja possível montar os equipamentos e armazenar o material, como modo de garantir o conforto e a segurança dos doadores durante a coleta de sangue, com ambiente devidamente climatizado ou arejado e coberto;
– a ação não deve ocorrer simultaneamente com atividades que desvinculam a possibilidade de doação, como: festas, locais de lazer ou ações sociais integradas que ofereçam outros serviços à comunidade;

Atenção: empresas e/ou locais que oferecerem almoço aos funcionários evitar servir alimentação gordurosa, tais como, feijoadas, paneladas, entre outras, no dia da coleta;

Dias da semana disponíveis: terças, quartas e quintas-feiras
Fim de semana: 02 (dois) sábados por mês.

Caravana da Solidariedade

O que é?
A Caravana da Solidariedade foi lançada em agosto de 2010 como forma de aproximar do hemocentro de Fortaleza aqueles voluntários que querem doar sangue mas não tem tempo ou estão distantes da nossa sede. Para participar basta que o interessado reúna um grupo de até 11 pessoas na empresa, na faculdade, na Igreja ou em qualquer outro local e ligue para o Hemoce, agendando a doação. Um carro vai até onde os doadores estiverem para trazê-los à nossa sede e realizar sua doação. Após esse ato de solidariedade, o carro transporta os doadores de volta ao local de saída.

Para agendar a Caravana da Solidariedade envie um email para a Captação de Doadores (captacao@hemoce.ce.gov.br) ou ligue para (85) 3101.2300. Os dias disponíveis para agendamento é nas segundas e sextas-feiras.

Coleta Externa para Cadastro de Doadores de Medula Óssea (CEMO)

O que é?
O cadastro de doadores de medula óssea é uma listagem feita em todos os hemocentros do país e reúne as pessoas dispostas a doar. Para participar, basta que o voluntário compareça ao hemocentro de sua região e realize o seu cadastro. O candidato preenche uma ficha com seus dados pessoais e colhe uma amostra de 10 ml de sangue, como aquelas amostras que se colhe em laboratório para exames de sangue. Pronto! A partir daí, o voluntário já está cadastrado!

As informações armazenadas no Redome são pesquisadas na necessidade de um transplante. Os dados do paciente que precisa receber a medula são cruzados com os dos doadores que estão no Redome, para tentar identificar compatibilidade entre eles. A chance de encontrar uma medula compatível é de apenas 1 em 100 mil. Por isso, quanto mais doadores cadastrados no registro, mais chances essas pessoas têm de sobreviver.

ATENÇÃO: O cadastro é único! Só deve ser realizado uma única vez. O candidato deve observar a atualização de seus dados através do site do INCA (http://www.inca.gov.br/doador), então se o seu endereço, telefone, email, contatos de referência, ou qualquer dado que você tenha informado durante o cadastro sofrer alteração, lembre-se de atualizar através deste site.

Pré-requisitos para agendamento da CEMO:
– previsão miníma de candidatos para realização CEMO: 100;
– agendamento através da Captação de Doadores (e-mail: captacao@hemoce.ce.gov.br ou Tel: (85) 3101.2300). Será verificado disponibilidade de datas em nosso calendário, dentro dos dias da semana disponíveis: fim de semana (2 sábados por mês);
– possibilidade de realização prévia de palestras de conscientização com público-alvo;
– utilização de cartazes para divulgação;
– local coberto e bem arejado para a recepção dos voluntários;
– local amplo, se possível, climatizado para a coleta das amostras.

Mais informações com o Serviço de Captação de Doadores do Hemoce, tel: (85) 3101.2300 ou por e-mail captacao@hemoce.ce.gov.br.