Dia 8 de dezembro: Dia de Doar Sangue no HGF

5 de dezembro de 2011 - 17:25

 

Parceria pela vida!

 

No próximo dia 8, quinta-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), realizará campanha de coleta de sangue e cadastramento para possíveis doadores de medula óssea, de 9h às 17h, no auditório do hospital.

 

Iniciativas como essa, além de mobilizar os profissionais, pacientes e a população à causa da doação, auxiliam na adequação do estoque de sangue para as festas de final de ano, período bastante complicado para os hemocentros. Vale ressaltar que, para que o Hemoce possa realizar um atendimento de qualidade à demanda, que abrange toda a rede pública hospitalar do estado, são necessárias 250 doações diárias, aproximadamente 5.500 doações mensais.

 

Por isso, contamos com apoio de todos! Para doar sangue, é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto. Vale ressaltar que os candidatos à doação menores de 18 anos só poderão doar com o consentimento dos pais. Para isto, o Hemoce criou um Termo de Consentimento, que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br), no ícone Espaço do Doador e na e na recepção do doador de toda a hemorrede estadual.

 

O termo deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. No referido termo, serão pedidas informações, como: número e tipo de documento apresentado (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira profissional emitida por classe), o número do CPF, a data de nascimento e filiação.

 

No ato da doação de sangue, é possível ainda, se cadastrar como possível doador de medula óssea. Para realizar o cadastro é necessário ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, não apresentar comportamento de risco para DST’s e apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço. No momento da realização do registro, o doador deve assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue.

 

Conheça o atendimento da Hemorrede no estado:

 

184 municípios
168 Hospitais Públicos
126 Hospitais Particulares, com leitos SUS contratados
62 Agências Transfusionais instaladas nos hospitais

Fonte: Assessoria de Gestão do Hemoce (atualização: julho de 2011)

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Comunicação – Hemoce

3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344

suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br