Anvisa e Ministério da Saúde promovem Oficina de Hemovigilância

29 de novembro de 2011 - 17:49

Acontecerá nos próximos dias 1 e 2 de dezembro, no Praiano Hotel, situado à Av. Beira-Mar, 2800, a segunda das cinco oficinas de validação do projeto “Qualificação do ato transfusional”, parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Gerência Geral de Sangue e Hemoderivados (GGSH), secretaria do Ministério da Saúde. O projeto tem por objetivo disponibilizar material técnico e pedagógico para treinamento dos profissionais de saúde responsáveis pelo ato transfusional, visando a melhoria da assistência ao receptor de hemocomponentes e o fortalecimento das ações de hemovigilância.

A oficina, composta de aproximadamente 30 profissionais da rede hospitalar e da vigilância sanitária do Ceará, já finalizou a primeira fase, que consistia em definir o conteúdo programático e elaborar o material pedagógico preliminar a ser utilizado. Na fase atual, que corresponde a segunda, o material elaborado será testado e validado em cinco oficinas (uma em cada região do país).

As fases posteriores visam analisar os resultados das oficinas, adequar o material, disseminar a proposta e, por fim, avaliar os resultados do projeto.

Dentre os participantes, estão médicos e enfermeiras de 17 hospitais atendidos pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da capital e do interior do estado. Os hospitais participantes são os seguintes:

– Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

– Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS)

– Hospital de Messejana

– Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte)

– Hospital e Maternidade São Vicente de Paula

– Hospital Santo Antônio de Barbalha

– Santa Casa de Sobral

– Hospital Regional de Iguatu

– Hospital de Itapipoca

– Sociedade Hospital São Francisco de Canindé

– Hospital e Casa de Saúde de Russas