Semana do Doador tem 1.668 doações na capital

28 de novembro de 2011 - 03:00

 

Parabéns, salvadores de vida!

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), agradece e parabeniza a todos os doadores, parceiros e imprensa pelo sucesso da V Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Entre os dias 21 e 26 de novembro, a sede do Hemoce em Fortaleza e as unidades do interior (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte) foram palco da festividade em que homenagea a todos que ajudam o Hemoce durante todo o ano a salvar vidas. No Hemocentro Coordenador foram coletadas 1.668 bolsas de sangue, 113 bolsas a mais do que a edição do ano passado.

 

Em Fortaleza, tivemos lanche especial, sorteio de brindes e a disponibilização de uma Sala de Serviços, onde os doadores puderam usufruir de serviços especializados, como massoterapia e demonstração e aplicação de produtos de beleza: tudo de graça!

 

Abrindo a semana de comemorações, no dia 21 de novembro, segunda-feira, o Hemoce contou com a participação da Alvorada do Corpo de Bombeiros e seguiu com uma Celebração de Ação de Graças, composta por integrantes da Comunidade Shalom. No dia 23, quarta-feira, às 14h, aconteceu a premiação do III Concurso de Frases e Desenhos, projeto direcionado às escolas de ensino público e particular de todo estado, que este ano contou com a participação de 56 escolas.

 

No dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a equipe Hemoce preparou uma programação regada de homenagens àqueles que fazem toda a diferença na vida de muitos pacientes. As comemorações tiveram início às 8h, com a apresentação do coral do Hemocentro Coordenador, o Hemocanto, que cantaram para os doadores. Logo em seguida, no auditório, deu-se início as homenagens aos doadores, escolas cidadãs, empresas cidadãs e a entrega do bóton Doador 5 estrelas que deu origem ao tema do evento este ano “Faça sua estrela brilhar”.

O tema teve como objetivo reforçar a importância do doador fidelizado. Os doadores que alcançarem mais de 20 doações e comparecerem ao Hemoce para doar sangue receberão o bóton e terão atendimento diferenciado além de participarem do Programa de Relacionamento com o Hemocentro.

 

Entre os doadores homenageados estão: José Renato Calixto de Souza, com 43 doações; David Rubens Mendes Regis, com 38 doações; Ernesto da Rocha Tomé, que já doou 32 vezes; Francisco Evódio Filho, que no dia da homenagem se tornou um doador 5 estrelas, conquistando sua 20ª doação e Maria Aparecida Rocha Cruz, com 21 doações.

 

Conheça os homenageados deste ano:

 

Categoria Medalhas, a homenagem nessa categoria é em reconhecimento à importância dos doadores e agradecimento pelo seu compromisso com a causa de salvar vidas. Entre eles estão:

 

1. Thaynara Cristina de Lima Silva, doadora menor de idade. Fez sua primeira doação aos 17 anos, em uma Caravana da Solidariedade vinda de Aquiraz, idealizada pelo professor Inaldo Freitas, que já é um doador 5 estrelas e grande incentivador da doação.

 

2. Pedro Augusto de Carlos Moura, doador menor de idade. Foi o primeiro doador do hemocentro coordenador logo após sair a nova Portaria Ministerial nº 1353/2011 que ampliou a faixa etária da doação para 16 a 67 anos. Doou aos 17 anos.

 

3. Francisco Edson Marinho Almeida, doador com mais de 65 anos. Realizou sua primeira doação em 1999. Sua última doação foi realizada em junho deste ano. Atualmente, o doador está com 67 anos.

 

4. David Rubens Mendes Refis, doador de plaquetas. Hoje, totaliza 38 doações, seu tipo sanguíneo é O positivo e já é um doador 5 estrelas.

 

5. Francisco Aginaldo Texeira Filho, doador captador de voluntários à doação. Realiza campanhas desde 2005, que já totalizam 1.353 doações.

 

6. Ernesto da Rocha Tomé, doador fidelizado do Posto de Coleta do IJF. Começou a doar sangue em 1999 e já realizou 32 doações. Doador 5 estrelas.

 

7. Maria Aparecida Rocha Cruz, doadora RH negativo. Já realizou 21 doações, sendo a primeira em 1999. Tem ao todo, 21 doações, sendo assim, uma doadora 5 estrelas.

 

8. Francisco Evódio Filho, começou a doar em 1988. Conquistou sua 5ª estrela no dia 25.11.11, dia Nacional do Doador de Sangue.

 

Na categoria Troféu Amigos do Hemoce, condecoração que já existe a 13 anos foram agraciadas as instituições que durante o ano em vigência participaram juntamente com o Hemocentro na luta por novos doadores. Entre elas estão:

 

1. (Categoria Shopping) Shopping Via Sul, representado pela Diretora de Marketing, Roberta Facó. O Shopping concedeu o espaço para coleta durante 40 dias, no período de 18 de julho a 28 de agosto. No shopping, alcançamos o número de 500 candidatos, 292 doações de sangue e 127 cadastros de doadores de medula óssea.

 

2. (Categoria Solidários em Ação) Estação da Luz – Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, representada por Suelly Vieira Rodrigues, Coordenadora. A parceria que já dura 5 anos, este ano ganhou forças, proporcionando cadastros para doação de medula óssea durante as apresentações no Theatro José de Alencar em todas as noite de espetáculo, totalizando 46 cadastros. Foi através de sua iniciativa que foi viabilizada a parceria com o Shopping Via Sul.

 

3. (Categoria Eventos) Festival Halleluya, representado pelo Padre Silvio Escopel. A parceria que já dura sete anos, no ano de 2011, conquistou uma marca histórica. Durante o evento foram 921 canditados, 575 doações de sangue e 354 cadastros de doadores de medula óssea.

 

4. (Categoria Município Cidadão) Paracuru, o município foi representado pela Secretária de Saúde Kelvia Karla de Oliveira Moreira. A parceria começou em 2003, com espaço para coleta uma vez ao ano. Em 2010, aumentou-se para duas campanhas por ano. Até maio deste ano, 1.128 pessoas se candidataram à doação e 886 doações foram realizadas.

 

Três instituições não puderam estar presentes, Sistema Verdes Mares de Comunicação (Categoria Imprensa), que durante todo este ano abriu espaço em sua programação para a divulgação da causa e veiculou gratuitamente informações e peças publicitárias sobre a doação voluntária de sangue e a Publicidade e Marketing – Casa Civil do Governo (Categoria Órgãos do Governo), este ano o Governo do Estado teve uma participação relevante na divulgação da doação de sangue, o que auxiliou a atingir a meta de 5.500 doações no mês de julho, através do Festival Férias no Ceará. As cantoras da banda Forró do Muído (Categoria Campanhas), também não puderam comparecer, mas foram homenageadas pela campanha realizada no mês de junho deste ano, junto a empresa Colmeia.

 

Na categoria Selo Escola Cidadã, foram premiadas as escolas que cedem espaço para a divulgação da doação entre seus alunos, assim como promovem gincanas para captar doadores. São elas:

 

1. Colégio Cascavelense (Cascavel), representado pelo Diretor Evânio Bessa. A escola realizou sua primeira campanha este ano e possibilitou a mobilização dos alunos para uma gincana com realização de três palestras e incentivou a população do município a participar da Gincana Cultural do colégio através da doação de sangue, totalizando 196 candidatos e 115 doações realizadas.

 

2. Colégio São José (Maranguape), representado por José Eliomar Nunes da Costa, Diretor da instituição. A equipe da escola conquistou através da Mobilização da União de Estudantes de Maranguape, 88 doações, dentre elas, 27 de menores de idade.

 

3. E.E.M Antônio Geraldo de Lima (Itaitinga), representada pela Diretora Elvira Motta. A instituição promove gincanas de incentivo à doação de sangue desde 2008. Na última campanha, conquistaram 198 candidatos e 143 doações.

 

4. Colégio Agnelus, representado por Germana Maria de Oliveira Tavares, Diretora da Instituição. Realiza campanhas desde 2004, com equipes de alunos mobilizando o bairro de Antônio Bezerra, com uma média de mais 100 doações por campanha.

5. Colégio Adventista, representada pela diretora Maria do Carmo Meireles. A parceria é realizada para promoção da campanha Vida por vIdas, com envolvimento de estudantes e professores para a mobilização dos pais dos alunos, com uma média de 100 candidatos e 70 doações por campanha.

 

Na categoria Selo Empresa Cidadã, foram premiadas as empresas que realizam campanhas em suas sedes, entre elas estão:

 

1. Sindicato dos Comerciários, responsável Lílian Andrade. A parceria com o Hemoce começou no ano de 2000. A empresa se mobiliza para realizar campanhas em praças públicas, envolvendo toda a categoria com a divulgação e doação. Ganhou destaque pelas campanhas na Praça da Matriz em Messejana e na Praça do Ferreira, média de 100 candidatos e 80 doações por campanha.

 

2. Empresa Colmeia, representada por Alice Carvalho. A parceria inciou este ano e a empresa foi a idealizadora da campanha intitulada “Doe Sangue doe vida, uma campanha pela vida”, que contou com a participação das coleguinhas do forró do Muído. O tema teve forte repercussão nas redes sociais, na mídia local e através de divulgação nas lojas da marca. O resultado culminou somente no dia 21 de junho de 2011, 131 voluntários e 91 doações.

 

3. Grendene, representada por Juliana Granjeiro. A parceria já dura dois anos e este ano foram realizadas duas campanhas, totalizando 218 candidatos e 140 doações.

 

4. Dakota Maranguape, representada pelo Sr. Hermenegildo Rodrigues da Silva Neto. Assim como a Dakota do município de Russas, a empresa situada em Maranguape realiza campanhas periódicas entre seus colaboradores desde 2005 com uma média de 200 candidatos por campanha. Ao todo já foram 762 doações e só este ano, através de duas campanhas foram coletadas 155 bolsas de sangue.

 

5. Isofarma, representada por Cristiane Chaves. A empresa realizou sua primeira campanha em 2011, com um total de 205 voluntários e 154 doações.

 

Acesse nossa Galeria de Imagens e veja as fotos do evento.

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Comunicação / Hemoce

3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344