Saúde se destaca na entrega do Prêmio Gestão Pública 2011

23 de novembro de 2011 - 18:51

Os destaques da rede de hospitais e unidades da Secretaria da Saúde do Estado na solenidade de entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública 2011 foram visíveis na manhã desta quarta-feira, 23. De 11 premiações entregues pela Secretaria de Planejamento do Estado, além da maioria ter sido conquistada pela rede Sesa, no total de cinco, as duas premiações máximas foram arrebatadas por dois hospitais estaduais, o Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. “A Secretaria da Saúde papa tudo”, disse o secretário da Seplag, Eduardo Diogo, referindo-se a quantidade de premiações da Sesa.

Além do elevado número de premiações, outro destaque da Sesa veio da plateia, formada na grande maioria de gestores e profissionais da saúde, que não esconderam a satisfação do reconhecimento do trabalho e compromisso com a assistência da saúde da população do Ceará. Apitaram, aplaudiram, estouraram balões. Além do HIAS e do HM, profissionais do Hospital Geral Dr. César Cals, que ganhou faixa prata,  e do Hospital São José e do Hemoce, vencedores da faixa bronze, também lotaram e comemoraram o Prêmio Ceará Gestão Pública 2011. .   

alt

Animado com as premiações, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, afirmou que “o Albert Sabin recebe â premiação máxima porque é o melhor hospital de pediatria do Norte e Nordeste. Já em relação a premiação do Hospital de Messejana, ele frisou o pioneirismo do hospital no atendimento domiciliar, a qualidade do programa de combate ao tabagismo e, com ênfase, falou da excelência em transplantes de coração, pulmão e válvulas cardíacas. “O Ceará foi o primeiro Estado das regiões Norte e Nordeste a realizar transplante de pulmão, iniciado este ano e, com sucesso, já são três transplantados”, lembrou o secretário.

Aos gestores e profissionais do Hemoce, Arruda Bastos fez uma referência do ineditismo em participar do PCGP: “participam pela primeira vez  este e  já ganharam faixa bronze”. Desde 2009, quando o Prêmio foi instituído, hospitais e unidades da rede Sesa participam  e acumulam premiações. A premiação é feita uma vez por ano. No primeiro ano a premiação foi para o Hospital Infantil Albert Sabin, com faixa ouro; o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e o Hospital São José, com faixa prata; e o Hospital Geral César Cals recebeu certificação. No ano passado, o Albert Sabin e o HM ganharam ouro, o nível central da Sesa e o César Cals receberam bronze. O HGF e o Hospital de Saúde Mental de Messejana ficaram com certificações. A Sesa recebeu ainda da Seplag o troféu reconhecimento prata da Agenda Gestão.       

alt

Para o Hospital César Cals, Arruda Bastos também fez uma referência do seu papel na saúde pública do Estado: “ano ano o Ceará reduz a Taxa de Mortalidade Infantil. Agora está em torno de 15,3 por mil nascidos vivos, enquanto em 1999 era de 28,7. Sem dúvida nenhuma, o César Cals tem ação direta  nesse resultado positivo”.  Lá, nascem 450 crianças em média, por mês. Em relação ao Hospital São José, Arruda Bastos enalteceu a excelência das equipes em tratamento de doenças infectcontagiosas, com reconhecimento até internacional.  
              
Avaliação  

Reconhecer as instituições públicas que assumem compromisso de mudança, com realização de autoavaliação continuada da gestão, é a finalidade do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará com a entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública. As bancas examinadoras do  PCGP avaliam as instituições com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP, associado com o modelo de excelência em gestão utilizado pelos setores público e privado, em mais de 120 países, submetendo os relatórios de avaliação a uma banca de juizes.