Hemoce supera meta de cadastro para doadores de medula óssea

25 de outubro de 2011 - 15:13

 

 

Mais esperança aos pacientes!

 

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará (Hemoce) comemora mais uma conquista. A meta estabelecida no início deste ano, de 100 mil cadastros para possíveis doadores de medula óssea foi superada! Hoje, dia 26 de outubro, o Hemoce tem em seu registro 100.500 (cem mil e quinhentos) pessoas cadastradas no estado do Ceará.

 

Compartilhamos essa conquista não só com os colaboradores da hemorrede, mas também, com todas as instituições, movimentos sociais, imprensa, ONGs, empresas, setor público e cidadãos que de forma altruísta contribuíram para o alcance desta meta. O nosso muito obrigado!

 

O aumento no número de voluntários cadastrados aumenta as chances de se encontrar um doador compatível. Essa compatibilidade, entre o doador e o receptor, é definida por um conjunto de genes que devem ser iguais e as chances para se encontrar um doador na família, como irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 25%.

 

No estado do Ceará, com o crescimento no número de cadastros, a média de compatibilidade é de aproximadamente uma pessoa por mês. Segundo dados fornecidos pelo Centro de Transplante de Medula, secretaria vinculada ao Instituto Nacional de Câncer (Inca), até janeiro deste ano, o Ceará estava na 7ª posição no ranking de cadastros entre os 26 estados mais o Distrito Federal, analisados.

 

Por isso seu cadastro é importante! Se você ainda não se cadastrou procure uma de nossas unidades. Para realizá-lo é necessário ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, não apresentar comportamento de risco para DSTs e apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço. No momento da realização do registro, o doador deve assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue.

 

O cadastro para doador de medula óssea é único, por isso, é importante mantê-lo atualizado. Se o seu cadastro foi realizado através do Hemoce, a mudança de dados podem ser enviadas para o e-mail nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br . Caso não tenha sido feito em Fortaleza ou através da Hemorrede do Ceará, o cadastro deve ser alterado através do site do Instituto Brasileiro de Câncer (Inca).

 

 

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne

Assessora de Comunicação / Hemoce

suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br

3101.2308 / 9663.2344 / 8897.2204