Prorrogado período de inscrições para VI Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme

29 de setembro de 2011 - 17:10


Aproveite a oportunidade! O período de inscrições com desconto, para o VI Simpósio Brasileiro de  Doença Falciforme, foi prorrogado até o dia 9 de outubro. Os interessados em participar do evento, que acontecerá entres os dias 18 e 20 de outubro, no La Maison Dunas, podem realizar sua inscrição no site
www.simposiofalciforme2011.com.br .

VI Simpósio de Doença Falciforme

O evento, será realizado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal, através do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado e do Município, A forte mobilização evidencia a dimensão de interesses que a questão da doença falciforme tem alcançado tanto no Brasil quanto na comunidade internacional. 

São esperadas cerca de mil pessoas para participar do evento, entre profissionais de serviços de saúde do Brasil e de outros países, pesquisadores, acadêmicos da área, representantes do controle social e gestores estaduais e municipais. A partir das discussões realizadas, espera-se dar continuidade ao processo de formulação de políticas públicas – não apenas no Brasil, mas também em nível intercontinental – na atenção a esse tipo de paciente. Na oportunidade, o nosso país pode se consolidar ainda mais como centro de excelência em investigação científica e na atenção a pessoas com doença falciforme.

Entre os temas que serão abordados durante o evento estão:
– Programa Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme; 
– Avanços em Doença Falciforme: 100 anos após o primeiro diagnóstico; 
– Abordagem multidisciplinar em Doença Falciforme; 
– Auto-cuidado em Doença Falciforme; 
– Teste do pezinho; 
– Aspectos clínicos da Doença Falciforme no adulto e na criança; 
– Novas terapias em Doença Falciforme: transplante de células-tronco e diagnóstico e tratamento da sobrecarga de ferro em Doença Falciforme.

Doença Falciforme

A doença falciforme é uma das doenças genéticas mais comuns no mundo, causada pela mutação no gene que produz a hemoglobina. Essa mutação teve origem no continente africano e pode ser encontrada nas populações de várias partes do mundo. No Brasil, devido ao grande contingente de população com ascendência africana, a doença falciforme faz parte de um grupo de doenças e agravos relevantes que afetam a população negra. Há 100 anos, foi conhecido o primeiro relato científico da doença falciforme e, há cinco anos, o Ministério da Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação do movimento de homens e mulheres negras, iniciou um trabalho de implementação das ações da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme

– – –

Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br
3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344