Aumenta o número de cadastros para doadores de medula óssea

27 de setembro de 2011 - 14:50

O Centro de Hematologia e Hemotarapia do Ceará (Hemoce), comemora o aumento de cadastros de possíveis doadores de medula óssea. Atualmente, 99.318 pessoas estão cadastradas. O número é considerado positivo, já que, a meta a ser alcançada até o final deste ano é de 100 mil cadastros. 

É importante ressaltar, que quanto maior o número de pessoas cadastradas, maior as chances de encontrar um doador compatível. A compatibilidade entre o doador e o receptor é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais. Seu cadastro é importante, já que, as chances para se encontrar um doador na família, como irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de apenas 25%.

Se você ainda não se cadastrou procure uma de nossas unidades. Para realizar o cadastro é necessário ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer, não apresentar comportamento de risco para DSTs e apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço. No momento da realização do cadastro, o doador deve assinar um termo de consentimento, sendo então retirada uma amostra de 10ml de sangue.

O cadastro para doador de medula é único, por isso, é importante mantê-lo atulizado. Se seu cadastro foi realizado através do Hemoce, a mudança de dados podem ser enviadas para o e-mail nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br .  Caso não tenha sido feito em Fortaleza ou através da Hemorrede, o cadastro deve ser alterado através do site do Instituto Brasileiro de Câncer (Inca).

Mais informações
 

O que é Medula Óssea?
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos. Na medula óssea estão as células-mãe, ou seja, aquelas que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Quem necessita da doação de medula óssea?
Pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.

Quais os procedimentos realizados com o doador compatível?
Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado por um clínico para verificar seu bom estado de saúde.

Qual a forma de doação?
É o médico responsável pela consulta do doador que irá informá-lo qual a melhor forma de coleta de células para o paciente que receberá a medula, de acordo com a doença e a fase em que se encontra.

Por que se registrar?
Para o paciente você pode ser a única possibilidade de cura. Assim, quanto mais doadores registrados, maior a chance de encontrar um doador compatível. Suas características genéticas serão colocadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) para consulta quando necessário.

Como a medula óssea é coletada?

Existem duas formas:
– Punção Direta:
Coleta realizada com agulha, na região da bacia. Retira-se uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. Para que não haja dor, é realizada anestesia e o procedimento dura 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e após esse período pode retornar a suas atividades normalmente, não restando nenhuma cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 punções de agulha.

– Máquina de Aférese:
Coleta realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe, que migram da medula para as veias e são coletadas por acesso de veias periféricas. O processo de coleta por aférese dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode causar dor no corpo, como uma gripe.

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br
3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344