Secretário recebe homenagem pelo apoio à doação de órgãos

26 de setembro de 2011 - 21:31

O Centro de Pesquisas em Doenças Hepatorenais do Ceará fará nesta terça-feira, às 8h30min, uma homenagem ao secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, pelo apoio dado à doação de órgãos e o crescimento do número de transplantes no Ceará. A entrega da placa de reconhecimento será feita pelo diretor do Centro, João Batista Evangelista Júnior, no auditório do Hemoce, Avenida José Bastos, 3390, onde funciona o Centro, criado em 1976.

Na solenidade, o diretor João Evangelista apresentará os novos investimentos feitos no laboratório de biologia molecular, que segundo ele, “potencializam a captação de órgãos e contribuem para colocar o Ceará no ranking recordista de transplante”. Desde 2007 o Estado bate recordes. Em 2007 foram realizados 618, ultrapassando os  446 feitos em 2006. Em 2008, mais uma superação, com 739 transplantes. Em 2009, chegou a 767. Em 2010, aumentou para 875. Este ano, embora a mais de três meses do dia 31 de dezembro, esse número foi superado. Até o dia último dia 22 de setembro já foram contabilizados 885 transplantes.

Parcerias

Para Arruda Bastos, as parcerias são essenciais na conquista dos recordes de transplantes de órgãos e tecidos, que se traduzem em vidas salvas. Há cinco anos havia na fila de espera, em média, 1350 pessoas aguardando coração, córnea, fígado, rim, pulmão, pâncreas, medula. “Com os investimentos feitos pelo governo do Estado e a solidariedade crescente da nossa população a fila está menor, com 981 pessoas atualmente”. Nos investimentos, ele destaca a compra de quatro aparelhos eletroencelogramas, no total de R$ 200 mil, e o reforço do número de profissionais na Central de Transplantes do Estado. O número de médicos foi ampliado de dois para oito. O secretário lembra ainda do reforço nas parcerias, entre elas a do próprio Centro de Pesquisas em Doenças Hepatorenais.  Através de convênio, a Sesa repassa mensalmente ao Centro R$12 mil. Outra parceria, que será firmada nesta quarta-feira, 28, é com a Defensoria Pública do Estado. A efetivação da doação de órgãos será ampliada – Convênio com Defensoria vai aumentar efetivação de doações de órgãos.