“Caminhada pela vida” neste domingo, 25, mobiliza para a doação de órgãos

23 de setembro de 2011 - 22:29

Ao mesmo tempo em que comemora mais um recorde de transplantes, com 885 já realizados este ano contra os 875 feitos durante todo o ano passado, a Secretaria da Saúde do Estado não pára de sensibilizar a população para aumentar a doação de órgãos e tecidos. Até quarta-feira, 28, a Sesa e associações de transplantados, centros transplantadores dos hospitais e universidades, promovem ações e atividades diárias de mobilização. Tudo para informar e sensibilizar a população para trocar o “R” de dor pelo “E” de doe, como está destacado na nova campanha “Doar transforma. Doe órgãos e ajude a fazer do Ceará um Estado cada vez mais solidário”, lançada pela Sesa, nesta sexta-feira, 23, na abertura da semana da doação de órgãos. Entre as ações, que marcam o dia nacional do doador, 27 de setembro, está a “Caminhada pela vida”, que ocorrerá neste domingo, 25, saindo da Avenida Beira-Mar, em frente ao antigo hotel Esplanada e vai até a Praça dos Estressados.
 
A meta é ir além desse novo recorde, já obtido mesmo faltando mais de três meses para o ano terminar. A Secretaria da Saúde do Estado quer atingir a marca de 1.000 transplantes em 2011, reduzindo ainda mais a fila de espera por coração, fígado, rins, medula, pâncreas, pulmão, córneas. Há 918 pessoas apostando na solidariedade e aguardando doação. Para doar, basta conversar com a sua família sobre a vontade de ser doador.  Não precisa deixar nada por escrito, em nenhum documento. A doação de órgãos só acontece após a autorização familiar. 
 
O acumulado do número de transplantes no Ceará, desde 1998, ano de implantação da Central de Transplantes do Estado, soma 6.970. Ao longo desses 13 anos, muitas inovações. Em 2008, o Estado passou a fazer transplante autólogo de medula. Outra inovação: em 2009 o HGF começou a fazer transplantes de pâncreas e fígado. Em 2011, um feito histórico: o primeiro transplante de pulmão do Norte e Nordeste foi realizado em outro hospital da rede estadual, no Hospital de Messejana, onde de janeiro até setembro, dia 22, foram realizados 17 transplantes de coração, superando os 16 feitos o ano inteiro de 2010.


Transplantes realizados no Ceará por ano, 2006 a 2011*


*Dados até o mês de setembro
Fonte: Central de Transplantes do Ceará, 2011.

PROGRAMAÇÃO
 
23 de setembro (sexta-feira)
 
9h às 12h – Solenidade de Abertura da XIII Campanha
Local: Auditório Valdir Arcoverde/Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema
 
24 de setembro (sábado)
15h30min às 18h30min – Caravana TV Diário. Divulgação da Doação de Órgãos e Tecidos
Local: Praça de Messejana, Avenida Jornalista Tomaz Coelho, s/n, próximo ao terminal de ônibus da Messejana
 
25 de setembro (domingo)
 
7h – Caminhada Pela Vida
Saída: Avenida Barão de Studart esquina com Avenida Beira Mar. Chegada: Praça dos Estressados.
 
26 de setembro (segunda-feira)
8h às 13h – Ação social da Rádio 100. Divulgação da Doação de Órgãos
Local: Praça do Ferreira
 
27 de setembro (terça-feira)
8h – Solenidade de implantação de Biologia Molecular no laboratório de HLA no HEMOCE, com homenagem aos destaques cearenses no transplante.
Local: Auditório do Hemoce, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo
 
8h às 13h – Mobilização Social de Divulgação da Doação de Órgãos e Tecidos na Praça do HUWC
Local: Praça do Hospital Universitário Walter Cantídio, Rua Capitão Francisco Pedro, 1290, Rodolfo Teófilo
 
16h às 18h – Campanha Doe de Coração e mesa Redonda “Doação e transplantes de órgãos e tecidos. Contexto do Estado do Ceará”
Local: Auditório da Biblioteca – Unifor
 
16h – Sessão solene em comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos
Local: Plenário 13 de Maio – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
 
28 de setembro (quarta-feira)
 
8h às 12h – Sensibilização de usuários e funcionários
Local: Hospital Infantil Albert Sabin – Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União
 
8h às 17h – Sensibilização dos colaboradores de plantão e acompanhantes de pacientes sobre o tema “Doação de Órgãos”, apresentação do filme “Um ato de coragem” e encerramento da campanha interna de sensibilização.
Local: Auditório do Hospital São Carlos, Avenida Pontes Vieira, 2531, Dionísio Torres
 
9h – Assinatura do termo de cooperação técnica entre a sesa e a Defensoria Pública do Estado para agilização do processo de doação e transplante
Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado, Avenida Pinto Bandeira, 1111, Luciano Cavalcante. (Contato – 3101.3434)
 
1º de outubro (sábado)
 
8h às 11h – Torneio de Futebol de Salão
Local: Clube dos Diários