Mostra de arte promove cadastros de medula óssea

23 de agosto de 2011 - 13:30

Solidariedade e arte. É com satisfação que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), comemora e agradece a parceria com o Teatro Transcendental que proporcionou nas noites de espetáculos, entre os dias 18 e 21 de agosto, um stand para cadastro de doadores de medula óssea. Na ocasião, foram efetivados 46 cadastros para doadores de medula óssea.

Número considerado positivo, já que, para que se realize um transplante de medula óssea, é preciso que haja compatibilidade entre o doador e o receptor. Esta compatibilidade é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais entre ambos, por isso, quanto maior o número de doadores, maior a possibilidade de compatibilidade. As chances para se encontrar um doador na família é de 25%.

Atualmente, o Ceará tem 97.184 pessoas cadastradas, e a meta para o final do ano a ser alcançada é  de  100 mil cadastros.  Por isso, se você ainda não se realizou seu registro, procure uma de nossas unidades e ofereça o que você tem de melhor: a vida. Para se cadastrar é preciso: ter entre 18 e 55 anos de idade, estar bem de saúde, não ter comportamento de risco para DSTs, não ter tido câncer e apresentar um documento de identificação. O seu cadastro é único, basta que você realize uma única vez.

Cadastro:

Para a realização do cadastro, será colhida uma amostra de sangue (10 ml) para teste de compatibilidade (HLA). O candidato deve ainda fornecer seu endereço (seus dados serão colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de HLA), além de comunicar dois nomes e telefones de contatos que possam localizá-lo no caso de uma compatibilidade. Àqueles que já realizaram o cadastro devem ter o cuidado de mantê-lo sempre atualizado através do site www.inca.gov.br/doador.

Informações:

O que é Medula Óssea?
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos. Na medula óssea estão as células-mãe, ou seja, aquelas que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Quem necessita da doação de medula óssea?
Pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.

Quais os procedimentos realizados com o doador compatível?
Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado por um clínico para verificar seu bom estado de saúde.

Qual a forma de doação?
É o médico responsável pela consulta do doador que irá informá-lo qual a melhor forma de coleta de células para o paciente que receberá a medula, de acordo com a doença e a fase em que se encontra.

Por que se registrar?
Para o paciente você pode ser a única possibilidade de cura. Assim, quanto mais doadores registrados, maior a chance de encontrar um doador compatível. Suas características genéticas serão colocadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) para consulta quando necessário.

Como a medula óssea é coletada?
Existem duas formas:

– Punção Direta:
Coleta realizada com agulha, na região da bacia. Retira-se uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. Para que não haja dor, é realizada anestesia e o procedimento dura 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e após esse período pode retornar a suas atividades normalmente, não restando nenhuma cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 punções de agulha.

– Máquina de Aférese:
Coleta realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe, que migram da medula para as veias e são coletadas por acesso de veias periféricas. O processo de coleta por aférese dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode causar dor no corpo, como uma gripe.

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br
3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344