Abertas inscrições para VI Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme

3 de agosto de 2011 - 17:29

Estão abertas as inscrições para o VI Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme. O evento será realizado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal, através do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado e do Município. A forte mobilização evidencia a dimensão de interesses que a questão da doença falciforme tem alcançado tanto no Brasil quanto na comunidade internacional. O simpósio acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro, no La Maison Dunas, em Fortaleza.

São esperadas cerca de mil pessoas para participar do evento, entre profissionais de serviços de saúde do Brasil e de outros países, pesquisadores, acadêmicos da área, representantes do controle social e gestores estaduais e municipais. A partir das discussões realizadas, espera-se dar continuidade ao processo de formulação de políticas públicas – não apenas no Brasil, mas também em nível intercontinental – na atenção a esse tipo de paciente. Na oportunidade, o nosso país pode se consolidar ainda mais como centro de excelência em investigação científica e na atenção a pessoas com doença falciforme.

Entre os temas que serão abordados durante o evento estão:
– Programa Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme;
– Avanços em Doença Falciforme: 100 anos após o primeiro diagnóstico;
– Abordagem multidisciplinar em Doença Falciforme;
– Auto-cuidado em Doença Falciforme;
– Teste do pezinho;
– Aspectos clínicos da Doença Falciforme no adulto e na criança;
– Novas terapias em Doença Falciforme: transplante de células-tronco e diagnóstico e tratamento da sobrecarga de ferro em Doença Falciforme.

Os interessados em participar do Simpósio podem realizar sua inscrição no site www.simposiofalciforme2011.com.br .

Doença Falciforme

A doença falciforme é uma das doenças genéticas mais comuns no mundo, causada pela mutação no gene que produz a hemoglobina. Essa mutação teve origem no continente africano e pode ser encontrada nas populações de várias partes do mundo. No Brasil, devido ao grande contingente de população com ascendência africana, a doença falciforme faz parte de um grupo de doenças e agravos relevantes que afetam a população negra. Há 100 anos, foi conhecido o primeiro relato científico da doença falciforme e, há cinco anos, o Ministério da Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação do movimento de homens e mulheres negras, iniciou um trabalho de implementação das ações da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme

Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br