Hemoce atinge meta de doações no mês de julho

2 de agosto de 2011 - 03:00

Solidariedade e cidadania. É com esta satisfação que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), agradece e parabeniza aos doadores que abraçaram a causa da doação de sangue e se mobilizaram no último mês para ajudar a tantos pacientes que aguardam por esse gesto voluntário.

Quem doa, demonstra amor ao próximo. E no mês de julho, o número de bolsas de sangue doadas superou a meta estipulada de 5.500 doações por mês. Este número precisa ser superado todos os meses para que seja possível atender a demanda, que abrange toda a rede pública hospitalar do estado. 

A soma de várias ações, parcerias e das redes sociais,  além é claro, da disponibilidade dos doadores fizeram com que alcançássemos 5.574 doações de sangue, somente no mês de julho. Resultado considerado positivo, já que nos meses anteriores, o número de bolsas coletadas variava entre 60 e 100 por dia, que ao final dos meses, contabilizavam 4.500 doações, impossibilitando a normalização do estoque.

Não há nada que substitua o sangue, por isso, é necessário que a doação seja um gesto frequente. Os doadores do sexo masculino, podem realizar até 4 doações por ano, com intervalo de 2 meses entre uma doação e a próxima. Já as mulheres, podem fazer até 3 doações por ano, mantendo um espaço de 3 meses entre uma doação e outra.  Então não deixe passar esta oportunidade, sua iniciativa pode salvar até 3 vidas!

A doação de sangue não traz danos ao doador. Para doar é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os candidatos à doação  menores de idade só poderão doar com o consentimento dos pais. Para isto, o hemocentro criou um Termo de Consentimento, disponível no site do Hemoce e na recepção do doador de toda hemorrede.

Caso não possa vir ao hemocentro, acompanhe o calendário de coletas externas disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br). Todos os dias a Unidade Móvel do Hemoce está em um local diferente da cidade. E até o dia 28 de agosto, o Hemoce, além do Hemocentro coordenador e o Posto de Coleta do IJF, tem um ponto fixo. Sua doação pode ser feita em nosso stand, que fica no 4º andar do Shopping Via Sul, próximo as salas de cinema, das 15h às 20h, inclusive nos sábados e domingos. Durante as coletas externas é possível realizar tanto a doação de sangue como o cadastro para doação de medula óssea.

O doador também tem a oportunidade de reunir uma turma de amigos, colegas de trabalho ou mesmo a familia e ligar para a captação de doadores do Hemoce (3101.2300/3101.2292) solicitando fazer parte do Projeto Caravana da Solidariedade, que tem como objetivo, facilitar o acesso do doador ao hemocentro. Uma van do Hemoce vai até o lugar agendado e realiza o transporte de ida e volta dos doadores, garantindo segurança àqueles que levam esperança a muitos pacientes, apenas com um gesto.

Não perca tempo, existem várias formas de se exercer a solidariedade, o Hemoce está disponível para facilitar a vida do doador e garantir o melhor atendimento. Escolha fazer parte da história de muitos pacientes que necessitam da sua solidaridade para viver.

Estatística de doações do mês de julho:

 

 Unidade  Doações
 Hemoce – sede  3.508
 Posto de Coleta do IJF  443
 Coletas Externas  1.623
 Total  5.574

 

Campanhas de férias:

 

 Local  Doações
 Festival Férias no Ceará (dias: 2,9,16 e 30 de julho)  38
 Festival Halleluya (dias: 20 a 24 de julho)  575
 Shopping Via Sul (20 a 31 de julho)  100
 Demais coletas externas  910
 Total  1.623

 

Obs: As campanhas realizadas no período das férias, são consideradas coletas externas. A tabela, foi colocada separadamente, apenas para maior entendimento dos números.

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br
3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344