Jovens de 16 e 17 anos dão exemplo de solidariedade

30 de junho de 2011 - 16:03

A doação é um gesto simples e de amor ao próximo. Tendo em vista a importância da solidariedade, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), parabeniza as escolas que estão se organizando para participar da corrente sanguínea. Além é claro, de agradecer aos jovens estudantes que se disponibilizaram a vir ao hemocentro realizar este ato de amor, que é a doação de sangue.

Nas duas últimas semanas, o Hemoce, através da Caravana da Solidariedade, recebeu 39 jovens com idades entre 16 e 17 anos. Só na manhã de hoje, 17 alunos da  Escola Paulo Petrola, compareceram ao Hemoce, com o termo de consentimento assinados pelos pais e realizaram suas doações. Assim como eles, na última quarta-feira (22), véspera de feriado, 22 alunos da Escola Raimundo Tomaz, vieram ao Hemoce e 17 jovens doaram.

Jovens doadores

Os candidatos à doação  menores de 18 anos só poderão doar com o consentimento dos pais. Para isto, o hemocentro criou um Termo de Consentimento, onde o responsável legal é informado que o menor será submetido a exames clinicos e sorológicos, e que, somente o doador poderá receber os resultados dos exames realizados. A medida se faz necessária para que as informações acerca do doador sejam mantidas em sigilo. O termo ficará disponível no site do Hemoce e na recepção do doador de toda hemorrede. 

Escolha fazer parte da história de muitos pacientes que necessitam da sua solidaridade para viver. A doação de sangue é simples, dura em média 30min todo processo, desde o cadastro até a coleta, e não oferece risco algum para o doador.

Caravana da Solidariedade

O projeto, foi criado em agosto de 2010 e tem com intuito aproximar de aproximar o doador do Hemoce e tentar garantir que o número de doações seja satisfatório para atender a demanda. Para participar, basta que o interessado reúna um grupo de pessoas e entre em contato com a captação de doadores, através do telefone 3101.2300/3101.2292 ou e-mail captacao@hemoce.ce.gov.br agendando o dia da doação. O Hemoce fica responsável pelo transporte dos doadores.

Essa corrente precisa de você. Doe sangue!

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br
3101.22308 / 8897.2204 / 9663.2344