Antes do feriado, venha ao Hemoce e doe sangue

21 de junho de 2011 - 15:03

Antes de aproveitar o feriado de Corpus Christis, venha ao Hemoce e realize sua doação. Nosso estoque ainda não está apropriado para atender a demanda e, muitos cearenses pegam a estrada no feriado para visitar a família no interior ou mesmo só viajar. E é aí que mora o perigo. O número de acidentes aumenta e com ele também a demanda por bolsas de sangue na rede pública de saúde. Para que banco de sangue do hemocentro seja suficiente para todos os pacientes que precisam de uma transfusão no Ceará, são necessárias 250 doações diárias, aproximadamente 5.500 mensais, tendo em vista a necessidade, o Hemoce conta com a sua ajuda!  

Na quinta-feira, dia 23, o Hemocentro coordenador não terá atendimento, por isso, faça como alunos voluntários da Escola de Enfermagem São Camilo de Lellis e do Colégio Raimundo Tomaz, que contactaram a captação de doadores e mais uma vez, através do projeto Caravana da Solidariedade virão ao Hemoce doar, durante o dia de amanhã, 22 de junho.  A estimativa é que 44 pessoas voluntárias abracem a causa pela vida. Além deles, na tarde de amanhã, o Curso Técnico de Enfermagem José de Barcelona, também dará a sua colaboração. Estão sendo esperados aqui no hemocentro 30 possíveis doadores no período da tarde, totalizando 74 voluntários comprometidos com a doação de sangue em um único dia. Entre para a corrente sanguínea e ajude o Hemoce a garantir atendimento a todos os pacientes que necessitam de uma doação de sangue.

Para doar sangue é fácil: basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 16 e 67 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho. Os menores só poderão doar com o consentimento dos pais. Para isto, o hemocentro criou um Termo de Consentimento onde o responsável legal é informado que o menor será submetido a exames clinicos e sorológicos, e que, somente o doador poderá receber os resultados dos exames realizados. A medida se faz necessária para que as informações acerca do doador sejam mantidas em sigilo. 

O Hemoce perto de você

Através da Caravana da Solidariedade, projeto, que nasceu em agosto do ano passado, os doadores podem reunir uma turma de amigos, colegas de trabalho ou mesmo a familia e ligar para a captação de doadores do Hemoce (3101.2300/3101.2292) solicitando fazer parte do Projeto Caravana da Solidariedade. Uma van do Hemoce vai até o lugar agendado e realiza o transporte de ida e volta dos doadores, garantindo segurança àqueles que levam esperança a muitos pacientes.

Outra opção aos colaboradores da causa pela vida, é acompanhar o calendário de coletas externas disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br). Todos os dias a Unidade Móvel do Hemoce está num ponto diferente da cidade com toda uma equipe qualificada para oferecer o melhor atendimento ao doador. Durante as coletas externas é possível realizar tanto a doação de sangue como o cadastro para doação de medula óssea. Os dois procedimentos duram em média 30min.

Por isso não perca tempo, existem várias formas de se exercer a solidariedade, o Hemoce está disponível para facilitar a vida do doador e garantir o melhor atendimento.

Locais de doação

Hemocentro coordenador:

Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, telefone: (85) 3101.2296 Fax: (85) 3101.2307
Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira  e de 8h às 16h, nos sábados

Posto de Coleta do IJF:
Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro, PABX: (85) 3101.5293
Horário de Funcionamento: 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira e de 13h às 17h30min, nos sábados, domingos e feriados.

 – – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br
3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344