Cadastro para doadores de medula óssea cresce no Ceará

10 de junho de 2011 - 03:00

O número de cadastros para doadores de medula óssea tem crescido consideravelmente no Ceará desde 2007. O Hemoce intensificou as campanhas alcançando uma média de 20 mil cadastros por ano, totalizando hoje mais de 93 mil  pessoas cadastradas no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome). A meta para o final do ano é alcançar a marca de  100 mil cadastros no estado do Ceará. Para garantiir o sucesso das campanhas o Hemoce conta com ações na capital e em todas as cidades do interior do estado, através dos hemocentros regionais e hemonúcleo.

O Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), banco de informações que registra os pacientes que necessitam de transplantes de medula óssea realizou em 2009, 11 convocações de possíveis doadores compatíveis. Em 2010 foram 12 convocados, o que tem mantido uma média de 1 convocação por mês somente no Ceará. Para que se realize um transplante de medula óssea, é preciso que haja compatibilidade entre o doador e o receptor. Esta compatibilidade é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais entre ambos, por isso, quanto maior o número de doadores, maior a possibilidade de compatibilidade. As chances para se encontrar um doador na família, como irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), mostra que as mulheres e os cidadãos com menos de 45 anos, são os maiores doadores voluntários do país, e representam aproximadamente 88% do total de pessoas cadastradas . Sendo a classe feminina responsável por 56% dos cadastros. O Redome é o terceiro maior banco de doadores do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Alemanha.

Por isso, se você ainda não se cadastrou procure uma de nossas unidades e ofereça o que você tem de melhor: a Vida. Para se cadastrar como possível doador de medula óssea é preciso: ter entre 18 e 55 anos de idade e estar bem de saúde; não ter comportamento de risco para DSTs; não ter tido câncer; colher uma amostra de sangue (10 ml) para teste de compatibilidade (HLA); fornecer seu documento de identidade e endereço (seus dados serão colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de HLA); fornecer dois nomes e telefones de contatos que possam localizá-lo no caso de uma compatibilidade; assinar um termo de consentimento autorizando o envio da amostra de sangue coletada para o laboratório responsável coligado ao Redome.

Mais informações

O que é Medula Óssea?
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos. Na medula óssea estão as células-mãe, ou seja, aquelas que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Quem necessita da doação de medula óssea?
Pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.

Quais os procedimentos realizados com o doador compatível?
Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado por um clínico para verificar seu bom estado de saúde.

Qual a forma de doação?
É o médico responsável pela consulta do doador que irá informá-lo qual a melhor forma de coleta de células para o paciente que receberá a medula, de acordo com a doença e a fase em que se encontra.

Por que se registrar?
Para o paciente você pode ser a única possibilidade de cura. Assim, quanto mais doadores registrados, maior a chance de encontrar um doador compatível. Suas características genéticas serão colocadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) para consulta quando necessário.

Como a medula óssea é coletada?

Existem duas formas:
– Punção Direta:
Coleta realizada com agulha, na região da bacia. Retira-se uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. Para que não haja dor, é realizada anestesia e o procedimento dura 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e após esse período pode retornar a suas atividades normalmente, não restando nenhuma cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 punções de agulha.

– Máquina de Aférese:
Coleta realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe, que migram da medula para as veias e são coletadas por acesso de veias periféricas. O processo de coleta por aférese dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode causar dor no corpo, como uma gripe.

– – –
Suzana de Araújo Mont’Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br
3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344