Hemoce convida a população para doar sangue

3 de junho de 2011 - 03:00

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), assim como grande parte dos bancos de sangue do país, tem sofrido com a baixa no estoque de sangue. O período chuvoso dos últimos meses, é visto como o principal fator para a diminuição no número de doaçãos, já que muitos doadores estão impossibilitados de doar por conta das doenças que afetam boa parte da população, como a dengue, viroses e conjuntivite.

Para atender a demanda, que abrange todos os hospitais da rede pública hospitalar do estado, o Hemoce precisa de 250 doações diárias, ou seja, aproximadamente 5.500 doações mensais, mas nos últimos meses o número de doações por dia varia de 60 a 100. 

Para que o estoque de bolsas de sangue seja suficiente para todos os pacientes que precisam de uma transfusão no Ceará, o Hemoce conta com a sua ajuda! São poucos minutos do seu tempo que podem renovar a esperança de uma vida inteira para milhares de pacientes. Para doar sangue é fácil: basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 18 e 65 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho.

Uma forma fácil de o doador chegar até o Hemoce é acompanhar o calendário de coletas externas disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br). Todos os dias a Unidade Móvel do Hemoce está num ponto diferente da cidade com toda uma equipe qualificada para oferecer o melhor atendimento ao doador. Durante as coletas externas é possível realizar tanto a doação de sangue como o cadastro para doação de medula óssea. Os dois procedimentos duram em média 30min.

O doador também tem a oportunidade de reunir uma turma de amigos, colegas de trabalho ou mesmo a familia e ligar para a captação de doadores do Hemoce (3101.2300/3101.2292) solicitando fazer parte do Projeto Caravana da Solidariedade. Este projeto tem por objetivo facilitar o acesso do doador ao hemocentro. Uma van do Hemoce vai até o lugar agendado e realiza o transporte de ida e volta dos doadores, garantindo segurança àqueles que levam esperança a muitos pacientes, apenas com um gesto.

Por isso não perca tempo, existem várias formas de se exercer a solidariedade, o Hemoce está disponível para facilitar a vida do doador e garantir o melhor atendimento. Sua doação é um gesto simples que pode salvar vidas.

———
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Tel: 3101.2308 / asscom@hemoce.ce.gov.br