II Encontro do Ibrapec acontece esta semana

31 de maio de 2011 - 16:40

Acontece esta semana, nos dias 2 e 3 de junho, o II Encontro de Transplante de Medula Óssea do Ibrapec e o I Encontro da Conexão Nordeste de Transplante, no La Maison Dunas, Fortaleza-Ce. O evento é  realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Cientifica (Ibrapec), juntamente com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), e tem como objetivo colocar o transplante de medula óssea em discussão pela sociedade, assim como, despertar nas autoridades a importância do tema.

Em sua segunda edição na capital cearense, devido ao aumento no número de transplantes e doadores cadastrados no Hemoce, o encontro terá uma rica programação científica e palestrantes renomados que discutirão sobre temas relevantes na área, como: leucemias agudas, doenças auto imunes, terapia celular, doença do enxerto; leucemias crônicas; linfomas, desordens plasmáticas, tumores sólidos, transplante de cordão umbilical e infecções no imunocomprometido.

Para conhecer a programação acesse o link
http://www.ibrapec2011.com.br/portal/c_progcientifica.html

Saiba Mais

O que é Medula Óssea?
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe, ou seja, aquelas que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Para ser um candidato a doador de medula óssea, você precisa:
– Precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar bem de saúde;
– Não ter comportamento de risco para DSTs;
– Não ter tido câncer;
– Colher uma amostra de sangue (10 ml) para teste de compatibilidade (HLA);
– Fornecer seu documento de identidade e endereço. Seus dados serão colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de HLA.
– Fornecer dois nomes e telefones de contatos que possam localizá-lo no caso de uma compatibilidade.
– Assinar um termo de consentimento autorizando o envio da amostra de sangue coletada para o laboratório responsável coligado ao Redome.

Quem necessita da doação de medula óssea?
Pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas congênitas.

A doação:
A medula óssea pode ser removida de duas formas:

– Punção Direta: coleta realizada com agulha, na região da bacia. Retira-se uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. Para que não haja dor, é realizada anestesia e o procedimento dura 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e após esse período pode retornar a suas atividades normalmente, não restando nenhuma cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 punções de agulha.

– Máquina de Aférese: coleta realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe, que migram da medula para as veias e são coletadas por acesso de veias periféricas. O processo de coleta por aférese dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode causar dor no corpo, como uma gripe.

Suzana de Araujo Mont’Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce
suzana.araujo@hemoce.ce.gov.br
3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344