Recorde de transplantes é destaque na Câmara dos Deputados

20 de maio de 2011 - 20:31

A Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado receberá homenagem na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira, 23 de maio. O deputado federal João Ananias, ex-secretário da Saúde do Estado, fará pronunciamento destacando o desempenho e os resultados conquistados pela Central de Transplantes nos últimos anos e prestará homenagem à equipe de profissionais. A Central é responsável pela captação e distribuição de órgãos e tecidos destinados aos transplantes realizados no Ceará.

Desde 2007 o Ceará vem registrando recordes de transplantes ano após ano. Enquanto em 2006 o número de transplantes ficou em 446 procedimentos, no ano seguinte passou a 654, em 2008 para 739, em 2009 foi a 767 e, em 2010, o recorde foi de 875 transplantes, um salto de 96% em apenas quatro anos. Nos primeiros quatro meses deste ano, novo recorde já foi registrado. De janeiro a abril de 2011 foram 379 transplantes realizados, número maior que os 337 transplantes realizados no mesmo período do ano passado. No primeiro ano de funcionamento da Central de Transplantes, em 1998, esse número era bem menor: 173 transplantes.

Os recordes sucessivos vêm acompanhados de inovações na área de transplantes. O Estado passou a realizar transplante autólogo de medula óssea em setembro de 2008. Já são 30 pessoas transplantadas e vivendo saudavelmente. Em 2009, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o maior hospital público do Ceará, passou a fazer transplantes de pâncreas. No país, somente São Paulo, Paraná e Minas Gerais realizam esse tipo de transplante.

O Ceará ocupa boas posições no ranking nacional de transplantes. Em 2010, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), foi o primeiro Estado do Nordeste e terceiro do país em transplantes de coração, com 16 procedimentos realizados. Ficou também em primeiro lugar no Nordeste e em segundo lugar no país em transplantes de fígado, realizando no ano passado 113 transplantes.

Os números crescentes são resultados de diferentes ações, que vão dos investimentos na estrutura de funcionamento e de pessoal da Central de Transplantes, passando pela qualificação dos profissionais, até a mobilização das famílias. A Secretaria da Saúde do Estado investiu na compra de quatro novos aparelhos de eletroencefalogramas, necessários ao diagnóstico de morte encefálica de possíveis doadores de órgãos e tecidos. Nos últimos quatro anos, o número de médicos da Central aumentou de dois para nove.

Com a nova estrutura de assistência à saúde em construção no Ceará, com três hospitais de alta complexidade em implantação no interior do Estado, mais vidas serão salvas pelos transplantes. Irão realizar transplantes o Hospital Regional do Cariri, já inaugurado, o Hospital Regional do Norte, em Sobral, que deverá ficar pronto até o final deste ano, e o Hospital Regional do Sertão Central, que será construído pelo Governo do Estado em Quixeramobim.