Médicos especialistas: 389 fazem residência na rede pública estadual

18 de maio de 2011 - 17:15

A Secretaria da Saúde do Estado realiza no dia 10 de junho, às 9 horas, a solenidade de conclusão da primeira turma de residentes em Medicina de Emergência do Ceará, no Auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Os seis novos médicos emergencistas foram formados pelo programa de Residência em Medicina de Emergência criada pela Sesa em 2008 e que conta hoje com 18 residentes. O Ceará foi o primeiro Estado do Norte e Nordeste e o segundo do Brasil a oferecer Residência em Medicina de Emergência, uma das providências da Secretaria da Saúde para ampliar a oferta de médicos em diferentes especialidades. Assim, contribuir para atender as necessidades da nova rede de assistência em construção no Ceará pelo governo do Estado. São 21 policlínicas no interior com até 13 especialidades e três hospitais regionais: o Hospital Regional do Cariri (HRC), já inaugurado, o Hospital Regional Norte, em Sobral, com inauguração prevista para este ano, e o Hospital Regional do Sertão Central, que será construído em Quixeramobim.

Além da criação da Residência em Medicina de Emergência, o Ceará aprovou em 2010 a criação do maior número de novas vagas em Residência Médica entre todos os estados do país, no Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas para o SUS (Pró-Residência). No ano passado, foram oferecidas 188 novas vagas de Residência Médica, 97 das quais solicitadas em projeto apresentado pela Secretaria da Saúde do Estado. O Ceará ficou com o maior número de novas vagas do programa de expansão de residências, que distribuiu 788 vagas para todo o país, a partir de projetos aprovados em edital aberto em outubro de 2009.

Mais especialistas

Até 2010, a oferta de vagas de residência pela rede estadual de saúde havia aumentado 33,8%, passando de 142 vagas para 190. Com as 97 novas vagas criadas pela Secretaria da Saúde do Estado, o incremento em relação a 2007 foi de 102%, com a oferta passando a 287 vagas de Residência. No início do ano passado, eram 277 vagas ocupadas por residentes na rede estadual de saúde. Atualmente, esse número é de 371 residentes em 45 especialidades, sem contar os 18 residentes em Medicina de Emergência. No total, são 389 médicos fazendo residência na rede pública estadual.

No início deste ano (2011), a Secretaria da Saúde abriu seleção para o preenchimento de 211 vagas de Residência em 46 especialidades. Os profissionais selecionados estão lotados nos hospitais da rede pública estadual: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Albert Sabin, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital São José de Doenças Infecciosas, Hospital de Saúde Mental de Messejana, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara e Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia (ver quadro).

HOSPITAL

PROGRAMA

Hospital de Messejana

Cardiologia
Cardiologia R3/Cardiologia Pediátrica
Cardiologia R3/Ecocardiografia
Cardiologia R3/Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
Cirurgia Cardiovascular
Cirurgia Torácica
Pneumologia
Pneumologia R3/Endoscopia Respiratória

Hospital Infantil Albert Sabin

Cancerologia Pediátrica
Cardiologia Pediátrica
Cirurgia Pediátrica
Gastroenterologia Pediátrica
Hematologia e Hemoterapia Pediátricas
Medicina Intensiva Pediátrica
Nefrologia Pediátrica
Neonatologia
Ortopedia e Traumatologia
Pediatria
Pediatria R3
Pneumologia Pediátrica

Hospital Geral César Cals

Cirurgia Geral
Cirurgia Geral R3
Clínica Médica
Endoscopia
Obstetrícia e Ginecologia
Obstetrícia e Ginecologia R4

Hospital Geral de Fortaleza

Anestesiologia
Cirurgia Geral
Cirurgia Geral R3
Cirurgia Plástica
Cirurgia Vascular
Clínica Médica
Clínica Médica R3
Endocrinologia
Endoscopia
Gastroenterologia
Gastroenterologia R3
Mastologia
Medicina Intensiva
Nefrologia
Neonatologia
Neurologia
Obstetrícia e Ginecologia
Oftalmologia
Ortopedia e Traumatologia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Reumatologia
Urologia

Hospital Waldemar Alcântara

Cirurgia Geral
Clínica Médica
Pediatria

Hospital São José

Infectologia

Hospital de Saúde Mental de Messejana

Psiquiatria
Psiquiatria da Infância e Adolescência

Dona Libânia

Dermatologia