Medula Óssea: 90 mil cadastros realizados no Ceará

31 de março de 2011 - 20:21

A solidariedade do povo cearense mais uma vez fez a diferença! Em busca dos 100 mil cadastros de doadores de medula óssea, o Hemoce conseguiu atingir nesta data, 31 de março, 90 mil voluntários cadastrados somente aqui em nosso estado. Assim, o Ceará ajuda a aumentar a esperança de milhares de pacientes que esperam na fila por um transplante de medula óssea no país. Agora, o desafio lançado é de chegar a 100 mil amostras.

Já no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) o número de voluntários passa de 2 milhões, e esse banco de informações aumenta quando somado aos registros de doadores fora do país. O Ceará quer acompanhar esse ritmo e não ficar de fora desta luta pela vida! Quanto mais pessoas se cadastrarem maior é a chance de encontrar um doador compatível.

Saiba mais
O cadastro de doadores de medula óssea é uma listagem feita em todos os hemocentros do país e reúne as pessoas dispostas a doar. Para participar, basta que o voluntário compareça ao hemocentro de sua região. Ele precisa estar saudável, ter entre 18 e 55 anos, apresentar documento de  identificação com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho e comprovante de endereço. O candidato preenche uma ficha com seus dados pessoais e colhe uma amostra de 10 ml de sangue, como aquelas amostras que se colhe em laboratório para exames de sangue. Pronto! A partir daí, o voluntário já está cadastrado!

As informações ficam armazenadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Na necessidade de um transplante, são cruzados os dados do paciente que precisa receber a medula com os dos doadores que estão no REDOME para tentar identificar compatibilidade entre eles. A chance de encontrar uma medula compatível é de apenas uma em cem mil. Por isso, quanto mais doadores cadastrados no REDOME mais chances essas pessoas têm de sobreviver.

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Tel: (85) 3101.2308
asscom@hemoce.ce.gov.br