36 transplantes feitos no Ceará em apenas 13 dias deste ano

17 de janeiro de 2011 - 14:13

O ritmo de transplantes de órgãos e tecidos no Estado segue acelerado em 2011. Em apenas 13 dias, do dia 1º ao dia 13 de janeiro, chega a 36 o número de transplantes realizados. Desse total, 12 de rins, 12 de córneas, 8 de fígado, 3 de coração e 1 de medula óssea.

A quantidade de transplantes de coração, todos os três feitos pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência da rede estadual em cardiologia e pneumologia, chama a atenção. Os transplantados são duas mulheres, uma cearense e 1 baiana, e 1 homem do Estado do Maranhão. Basta lembrar que em todo o mês de janeiro do ano passado foi feito 1 transplante de coração. Em 2010, foram 16 transplantes de coração.

Com a estrutura ampliada e moderna da rede de assistência do Estado, com melhoria na atenção em urgência e emergência a partir do funcionamento dos dois novos hospitais regionais em Juazeiro do Norte e em Sobral e das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), a expectativa da Secretaria da Saúde do Estado é superar este ano a marca de 1000 transplantes. No ano passado, o Ceará bateu recorde, com 875 transplantes, o maior desde que a Central de Transplantes começou a funcionar, em 1998.

Estão na espera por coração saudável oito pessoas. A solidariedade deve ser renovada permanentemente. Há 1.400 pessoas aguardando por doação de órgãos e tecidos.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado