Ceará realiza em 2010 o maior número de transplantes da história

4 de janeiro de 2011 - 11:20

Nunca na história do Ceará foram realizados tantos transplantes de órgãos e tecidos como em 2010. O recorde histórico é de 875 transplantes. São 108 transplantes a mais do que os 767 feitos em 2009, que também superou 2008, 2007 e 2006. A Secretaria da Saúde do Estado comemora os recordes sucessivos. Só para se ter uma ideia do aumento do número de transplantes nesses quatro anos, o ano de 2006 fechou com 446 transplantes. “Comemoramos esses números crescentes porque significam que mais vidas foram salvas. Com os transplantes, muitos pacientes que sofriam nas máquinas de hemodiálise ganharam rins saudáveis e passaram a ter mais qualidade de vida”, afirma o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos.

Em 2010 foram realizados 229 transplantes de rins, superados somente pelas córneas, que encerraram este ano com 463 procedimentos. Fígado aparece em terceiro lugar, com 113 transplantes. Medula óssea dobrou o total feito no ano passado. Fecha 2010 com 14 transplantes enquanto em 2009 o total foi de sete. Em 2008, primeiro ano em que o Ceará inovou e passou a realizar transplante autólogo de medula, foram feitos 2 transplantes. Outra inovação foi o transplante de pâncreas. Em 2009, o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, fez o primeiro transplante. Em 2010, realizou 6 transplantes de pâncreas.

Para Arruda Bastos, além da solidariedade típica do povo cearense, que cada vez mais se sensibiliza com as campanhas de doação de órgãos, três fatores contribuem para a superação ano a ano do total de transplantes. Primeiro, ele destaca o trabalho dos profissionais da Central de Transplantes do Estado e ainda das equipes transplantadoras dos hospitais, que todos os dias, mesmo em feriados de ano novo, estão no plantão, comprometidos com a missão de ajudar a salvar vidas. Em segundo lugar, o Secretário aponta os investimentos feitos na Central e nas ampliações e reformas dos hospitais da rede estadual. “Na Central adquirimos quatro aparelhos para o diagnóstico precoce da morte encefálica e ampliamos de 2 para 9 o total de médicos”, lembra Arruda Bastos. Para ele, o terceiro fator que somou para os recordes de transplantes nos últimos quatro anos é a descentralização da captação e dos transplantes na região do Cariri e Sobral.

Com a nova e maior rede de assistência à população em construção no Estado, as expectativas da Secretaria da Saúde para 2011 são ainda melhores. “No início do próximo ano teremos o Hospital Regional do Cariri, que tem na urgência e emergência o principal foco de atendimento, funcionando e contribuindo na captação e realização de transplantes para reduzir ainda mais a fila de espera por um coração, fígado, rins, pâncreas”, afirma o Secretário. Em meados do próximo ano o Hospital Regional Norte também será inaugurado.

Arruda Bastos aproveita o clima de confraternização de início de ano para convocar a população a dizer cada vez mais sim à doação: “mesmo com o aumento do número de transplantes, temos ainda 1.333 pessoas esperando um ato de solidariedade para voltar a viver com saúde”.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado