Sangue e Hemoderivados recebe certificação ISO 9001

11 de novembro de 2010 - 12:56

A Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH/DAE), da Secretaria de Atenção à Saúde, foi certificada neste mês de novembro pela Norma ISO 9001:2008 como resultado da implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Os processos certificados foram: Geração de Convênios, Gerenciamento da Prestação de Contas e Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede.

A implantação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) na CGSH iniciou-se em março de 2008, a partir da definição dos eixos estratégicos da Coordenação, pactuada com a hemorrede pública nacional. O trabalho segue as diretrizes do processo de inovação gerencial da Secretaria Executiva, do Ministério da Saúde, estabelecidas nas estratégias do Mais Saúde. Qualificação Técnica e Gerencial da Hemorrede, Gestão da Informação e Reestruturação do Modelo de Gestão foram os três eixos desenvolvidos até então pela CGSH. Em 2010, a Coordenação recebeu a primeira  visita da auditoria externa em setembro e em novembro a segunda, quando recebeu o resultado da certificação.

Para Mônica Baeta, técnica responsável pela implantação do SGQ na Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados, a consolidação desse Sistema é fruto de um esforço conjunto, em que se criam indicadores, mensuram-se resultados e isso se reflete em melhorias para a gestão da Política Nacional do Sangue. “O certificado é uma vitória para o Ministério da Saúde (MS). Esperamos que isso se propague e faça parte da cultura do MS: a presença de várias áreas certificadas em gestão de qualidade”, afirma Mônica, que adianta: “nosso próximo desafio é certificar todos os processos da CGSH”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Atenção à Saúde