Hemoce realiza I Encontro do Clube Rh Negativo

22 de outubro de 2010 - 13:28

 

Mais de 100 doadores que possuem sangue Rh negativo participaram neste sábado, dia 23 de outubro de 2010, do I Encontro do Clube Rh Negativo, um projeto criado só para eles como forma de prestigiar esses voluntários com sangue raro e coração de ouro. Menos de 10% da população brasileira possui sangue com fator negativo e por isso ele também é o que se apresenta em menor quantidade nos estoques dos hemocentros de todo o país. O Clube Rh- vai servir justamente para incentivar ainda mais quem já é doador e tentar agregar novos voluntários que abracem este causa.

O evento, coordenado pela Captação de Doadores, contou com uma programação vasta. A diretora geral do Hemoce, Dra. Luciana Carlos, ministrou uma palestra sobre “O que é ser Rh negativo”. Em seguida, a nutricionista Ila Cavalcante explicou como se prevenir da anemia com uma alimentação balanceada, já que este é um dos fatores que mais impossibilita os candidatos à doação de sangue que procuram a hemorrede cearense de se tornar de fato um doador. O coral do Hemoce, Hemocanto, fez uma apresentação junto com o coral do Hemocentro de Quixadá, Hemovida Raízes do Sertão. Para finalizar, a diretora de ensino e pesquisa do Hemoce, Dra. Vânia Barreto, realizou a entrega dos certificados como homenagem a todos os doadores Rh negativo que assumiram para si a nobre causa de salvar vidas.

Depois de lançado o Clube, outros encontros como este se tornarão frequentes como forma de mobilizar e aproximar os doadores de sangue do Hemoce, ampliando-se também para os hemocentros regionais no interior do estado.

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 9996.0309
(85) 3101.2308
sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br