Hemoce realiza dia de atividades na Semana Nacional de Transplantes de Órgãos

29 de setembro de 2010 - 13:41

Motoristas e pedestres que passaram nesta quarta-feira, 29 de setembro, em frente à sede do Hemoce na Avenida José Bastos foram abordados por uma blitz da solidariedade. Funcionários do hemocentro e representantes do Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico, GAPO, entregaram panfletos informativos para alertar sobre a importância do cadastro para doação de medula óssea, que no Ceará é gerenciado pelo Hemoce. O evento acontece dentro da programação da XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos – 2010 que vai até a sexta-feira, dia 1º de outubro, com a expectativa de manter este ano a sequência de recordes de transplantes iniciada em 2007. Durante toda quarta-feira, a unidade móvel do Hemoce também vai atender doadores para cadastro para doação de medula óssea e coleta de sangue na Praça do Ferreira, das 8 às 16 horas.

Além dos recordes sucessivos no número de transplantes realizados, o Ceará tem registrados outros avanços. Passou a realizar transplante autólogo de medula óssea em 26 de setembro de 2008. De lá para cá 20 pessoas transplantadas e vivendo saudavelmente. No dia 19 de dezembro de 2009 mais um avanço histórico, quando o Hospital Geral de Fortaleza fez o primeiro transplante de pâncreas do Estado. Já são cinco pessoas vivendo com pâncreas transplantados. Em agosto deste ano, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes recebeu a autorização da Câmara Técnica de Transplantes de Pulmão do Ministério da Saúde para realizar este procedimento. No Brasil, apenas São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais realizam transplante de pulmão.

Até sexta-feira, dia 24, já haviam sido realizados 595 transplantes no Ceará em 2010. Foram realizados 174 transplantes de rim, 288 de córneas, 16 de esclera, 12 de coração, 85 de fígado, 10 de medula óssea, 5 de pâncreas e 5 de válvula cardíaca. Em todo o ano passado foram realizados 767 transplantes de órgãos e tecidos no Estado. Na fila de espera estão 1.299 pacientes. São 762 pessoas aguardando transplante de córnea, 275 de rim, 9 de coração, 215 de fígado, 37 de medula óssea e um de pâncreas.

 

Com informações da Secretaria de Saúde do Estado