Treinamento em Captação Hospitalar para profissionais da hemorrede

3 de setembro de 2010 - 11:31

Três turmas com cerca de 100 profissionais ao todo, vindos das agências transfusionais ligadas ao Hemoce no estado, participam nesta sexta-feira e sábado, 3 e 4 de setembro, de treinamento para captar doadores dentro das unidades de saúde atendidas pela hemorrede em todo o Ceará. A ideia é reforçar com médicos, enfermeiros e técnicos a importância da participação ativa dos familiares dos pacientes na manutenção do estoque de sangue que é utilizado em transfusões na rede pública cearense.

Somente no hemocentro coordenador de Fortaleza, a meta mensal que deve ser atingida através da doação de sangue é de 5.500 bolsas. Em toda a hemorrede, esse número deve passar de 8 mil para que o atendimento à demanda das unidades de saúde seja satisfatório. O serviço oferecidos pelo Hemoce está presente inclusive nos dois maiores centros do estado: o Instituto Doutor José Frota (IJF) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Para que tudo funcione da melhor forma, é preciso contar com a solidariedade do povo cearense. Através da doação voluntária de sangue, os hospitais ficam completamente preparados para ajudar a salvar a vida de qualquer pessoa que necessitar de uma transfusão. O trabalho dos profissionais das agências transfusionais é justamente esse: convencer os familiares e amigos dos pacientes a doar, porque só assim poderemos renovar a esperança de vida para muitas pessoas.

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 9659.4573
(85) 3101.2308
sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br