Décimo banco de cordão umbilical do país será inaugurado dia 13 em Porto Alegre

2 de setembro de 2010 - 14:27

A décima unidade da Rede BrasilCord – de bancos públicos de sangue de cordão umbilical – será inaugurada dia 13 no  Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A ampliação da rede tem o principal objetivo de aumentar as chances de realização de transplantes de medula óssea.

 

O investimento médio no banco de sangue de Porto Alegre foi de R$ 3,5 milhões e a unidade tem capacidade para armazear 3.600 bolsas de sangue de cordão. Como os demais, o novo banco foi viabilizado pelo convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2008. A Fundação do Câncer administra financeiramente o projeto, que é implementado em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

A Rede BrasilCord hoje é abastecida com material genético de todas as regiões do país, e a meta é atingir, até 2011, 13 bancos no país. “A intensa miscigenação étnica da população brasileira dificulta a localização nos registros de doadores voluntários existentes”, afirma Luís Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA e coordenador da Rede BrasilCord.

 

Estão em funcionamento no país quatro bancos públicos em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Distrito Federal, um em Santa Catarina, um no Ceará e um em Belém.

 

Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA