Cresce o número de transplantes e a doação de órgãos bate recorde no Brasil

4 de agosto de 2010 - 13:06

Levantamento do Ministério da Saúde aponta que o número de transplantes de órgãos no Brasil cresceu 16,4% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 2.367 transplantes de órgãos de doador falecido. Nos primeiros seis meses de 2009, foram 2.033 cirurgias nesta modalidade contra 1.688 procedimentos realizados no primeiro semestre de 2008 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados mostram um crescimento sustentado na quantidade de transplantes feitos no SUS, responsável por 90% de todos os procedimentos realizados no país de forma totalmente gratuita à população. Além dos transplantes, o número de doadores efetivos de órgãos também cresceu 17% no primeiro semestre de 2010. Os estados que apresentaram maior índice de doadores foram São Paulo (22,76 ppm – por milhão da população), Santa Catarina (17 ppm), Distrito Federal (16,88 ppm), Espírito Santo (16,06 ppm) e Ceará (15,68 ppm).

Com exceção do coração, todos os órgãos registraram aumento de transplantes no país. Entre as cirurgias, rim e de fígado tiveram o desempenho mais positivo. De janeiro a junho de 2010, foram realizados 1.486 transplantes de rim. No mesmo período do ano passado, foram 1.295, contra 994 no ano de 2008. Só em 2009, o Ministério da Saúde investiu R$ 990,5 milhões no serviço.

Recorde de transplantes

Só no Ceará, em 2006 foram realizadas 446 operações na rede pública do estado. Em 2009, esse número pulou para 767. Até o último dia 3 de agosto de 2010, já aconteceram mais transplantes que em todo o ano de 2006: são 463 cirurgias realizadas.

Foram 135 transplantes de rins, 225 de córnea, 11 de coração, 64 de fígado, 7 de medula óssea, 4 de pâncreas, 14 de esclera e 3 de válvula cardíaca. Na lista de espera por órgãos e tecidos existem 1.310 pessoas, com 782 aguardando por córnea, 276 por rim, 6 por coração, 210 por fígado, 2 por pâncreas e 37 por medula óssea.

Treinamento

Entre os dias 5 e 7 de agosto, 60 profissionais de saúde que trabalham em hospitais do Ceará participam do Curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplantes, no Hotel Oceani Resort. Promovido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, o curso quer consolidar as Comissões Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e estimular a criação de novas comissões, com a formação de coordenadores de transplantes com conhecimento básico do processo doação-transplante, que permitirá ao profissional atuar em todas etapas do  processo.

As Comissões Intra-hospitalares fazem a entrevista familiar para a doação. São responsáveis pela identificação e manutenção de potenciais doadores. Agilizam o processo de doação e transplante. A legislação determina que todo hospital, público ou privado, com mais de 80 leitos deve instituir a comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos. No Ceará foram instituídas e estão em funcionamento 17 comissões. Levantamento da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde identificou 30 hospitais com mais de 80 leitos e capacidade técnica, como manter UTI e neurologista, para a implantação de CIHDOTT e se tornarem doadores. Profissionais das comissões e desses hospitais participarão do curso da ABTO.

Com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado