GAPO precisa de voluntários

13 de julho de 2010 - 12:10

Fundado em 2007 o Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Estado do Ceará (GAPO), localizada na Rua Samuel Uchoa, nº. 1388, no bairro Rodolfo Teófilo já realizou mais de 1000 atendimentos aos portadores de câncer hematológico. A demanda exige a participação de profissionais de diversas áreas para suprir a necessidade de seus pacientes.

Hoje a sede do grupo tem capacidade para alojar 10 pacientes internos, e 25 para aqueles que não precisam dormir no local. Para atender as pessoas o grupo conta atualmente com o apoio de 6 voluntários e uma funcionária. O aumento dos voluntários pode elevar o número de atendimentos e garantir ainda mais a
excelência de qualidade no tratamento.

A associação recebe pacientes vindos do interior do estado, oferecendo estadia, alimentação, tratamento médico e luta, judicialmente, pelo direito dos pacientes para conseguir medicação. Além do atendimento na sede, a associação visita o ambulatório do Hemocentro no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e distribui 80 lanches para os mais necessitados.

A presidente do GAPO, Veluzia Medeiros, afirma que independente da condição social, são muitas as dificuldades enfrentadas pelos pacientes “O câncer é uma doença que precisa de um longo tratamento e os medicamentos são muito caros. Mesmo aqueles que possuem uma posição social mais confortável, não conseguem financiar todo o tratamento”.

Para amenizar tais conflitos, a associação conta com um setor jurídico para conseguir os medicamentos necessários “O estado deve garantir que todos os pacientes tenham acesso à medicação, mas infelizmente nem todos conseguem, por isso, com a ajuda de um advogado voluntário, damos entrada em processos para garantir esse direito. Teve um paciente que adoeceu em 2005 e só conseguiu medicação em 2010, por meio de nossas intervenções”, conta Veluzia.

O grupo pretende realizar mapeamento de todos os portadores do câncer hematológico no estado para obter a real condição destes pacientes “Para isso precisamos de pessoas e parceiros, mesmo não sendo da área da saúde. Nossa meta é possibilitar que o melhor tratamento de doenças Onco-Hematológicas esteja disponível a todos os pacientes no estado do Ceará”, completa a presidente.

A associação sobrevive exclusivamente de doações e parcerias do projeto. Para colaborar o interessado pode realizar doações por meio da conta corrente: 1138 – 8,  operação: 003, agência: 1469  na Caixa Econômica Federal, ou entrar em contato com o grupo em sua sede ou pelo telefone: 85 3223.2624.

Contato: Veluzia Medeiros, presidente da GAPO – (fone: 85 3223.2624)    
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 9659.4573
(85) 3101.2308
sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br
www.hemoce.ce.gov.br