H1N1: qualquer pessoa acima de 9 anos poderá se vacinar

17 de junho de 2010 - 16:11

A Prefeitura Municipal de Fortaleza ampliou a vacinação contra a gripe H1N1 para qualquer cidadão acima de 9 anos de idade, o que significa que não haverá mais grupo prioritário. A decisão foi tomada com base em um comunicado do Ministério da Saúde, que deixou a cargo dos municípios brasileiros a escolha dos critérios para o encerramento da campanha. A vacinação em Fortaleza irá até o fim do estoque, que atualmente é de 200 mil vacinas.

A coordenadora da Célula de Atenção Básica, Lídia Costa, está reforçando o convite para que os adultos de 30 a 39 anos que ainda não se vacinaram compareçam aos postos de vacinação. Foram vacinados até agora 228.184 adultos nesta faixa etária, que corresponde a 57,23% da meta estabelecida pelo Ministério. Pais de crianças de 2 anos a menores de 5 anos também estão sendo chamados a levar seus filhos para serem imunizados. As crianças nessa faixa etária foram convocadas a se vacinar posteriormente e talvez por isso apenas 41,56% da meta foi alcançada, que corresponde a 43.881 crianças imunizadas.

A inclusão de um maior número de pessoas que estão fora dos grupos mais vulneráveis à doença não comprometerá a segunda dose da vacinação em crianças. O estoque está garantido. A vacina está sendo aplicada em todas vas unidades de saúde do município, das 8 às 17 horas. É importante a sua presença o quanto antes para garantir a imunização até o fim do estoque. De acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, realizado nesta quarta-feira, 16 de junho, foram vacinadas até agora 1.100.355 pessoas em Fortaleza , que corresponde a 78,62% da meta  estabelecida pelo Ministério da Saúde. Os únicos grupos prioritários quenão atingiram a meta foram os adultos de 30 a 39 anos e as crianças de 2 anos a menores de cinco anos.

Com informações da Secretaria da Saúde de Fortaleza: (85) 3452.6609