Presidente Lula inaugura Banco de Cordão Umbilical do Ceará

8 de junho de 2010 - 23:43

Depois de cumprir um dia inteiro de agenda em Fortaleza, o presidente Luís Inácio Lula da Silva chegou ao Hemoce por volta das 18h desta terça-feira, dia 8 de junho, para a inauguração do primeiro Banco Público de Cordão Umbilical e Placentário do Norte e Nordeste, aqui no Ceará. Foi recebido pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pelo Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Arruda Bastos, e pela diretora geral do Hemoce, Dra. Luciana Carlos.

Juntamente com o governador Cid Gomes e outras autoridades, visitou as instalações da nova unidade. Foi o presidente da Rede BrasilCord do Ministério da Saúde, Dr. Luís Fernando Bouzas, quem explicou como vai funcionar o trabalho dentro do banco, onde serão armazenadas e congeladas, a princípio, 3.600 bolsas com células retiradas de cordão umbilical e placenta de recém-nascidos na rede pública de saúde. O tanque que vai acondicionar o material fica resfriado a -190º C e completamente isolado em ambiente de risco biológico. Hoje, o banco já possui estrutura para receber mais um tanque, chegando a atingir capacidade total de 7.200 bolsas de células crio-preservadas.

Depois da visita à nova unidade, o presidente Lula discursou para imprensa, convidados e autoridades no auditório do Hemoce. Ele destacou a importância do investimento e afirmou que “não só Rio e São Paulo têm direito a ter acesso a este tipo de tecnologia; os nordestinos, o Ceará também tem este direito, que agora é realidade!”. Também em discurso, o governador Cid Gomes se comprometeu de continuar o trabalho de desenvolvimento do setor aqui no estado e ainda elogiou o reconhecido trabalho realizado pelo Hemoce, segundo ele “uma instituição respeitadíssima”. A diretora geral da hemorrede cearense, Dra. Luciana Carlos, agradeceu a presença do presidente Lula neste momento único e garantiu que o Hemoce vai continuar trabalhando para a população que precisa de atendimento igualitário e de qualidade na rede pública de saúde do Ceará.

Como funciona o Banco de Cordão Umbilical e Placentário

Aqui no Ceará, a princípio, as mães que tiverem seus filhos na Maternidade Escola Assis Chateaubriant, no Hospital Geral César Cals e no Hospital Nossa Senhora da Conceição poderão doar as células-tronco dos cordões umbilicais de seus filhos para o Banco de Cordão. Elas precisam ter mais de 18 anos de idade, a gestação deve ser acompanhada pelos médicos das unidades, não correr riscos, não ter doenças genéticas ou transmissíveis. As bolsas de células-tronco armazenadas poderão salvar a vida de milhares de pacientes no Brasil e no mundo, já que a Rede BrasilCord faz parte da NetCord, a rede mundial de doadores de medula óssea e de células do cordão umbilical.Cerca de 6 mil pessoas entram por ano na fila de espera por transplante de medula no Brasil. 1.200 conseguem passar pelo procedimento.

Com o convênio assinado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2008, a Rede BrasilCord recebeu um investimento de R$ 31,5 milhões do Fundo Social do BNDES para a construção de unidades em 8 estados, incluindo a do Ceará. Hoje, o sistema já conta com cinco bancos instalados no país. A meta é armazenar cerca de 50 mil bolsas com células de cordões umbilicais nos 13 bancos que passarão a formar a Rede. Além da construção dos novos bancos de cordão, o recurso do BNDES será utilizado na compra de equipamentos das unidades já em funcionamento e treinamento de pessoal. São R$ 4 milhões em investimentos só no Ceará.

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 9659.4573
(85) 3101.2308
sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br
www.hemoce.ce.gov.br