Depoimentos e fotos da XII Jornada Cearense de Hematologia e Hemoterapia

4 de junho de 2010 - 12:01

Foram 250 inscritos, entre médicos, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, biólogos, assistentes sociais, além de estudantes de Medicina, Farmácia e Enfermagem. A opinião unânime do grupo foi de que a XII Jornada Cearense de Hematologia e Hemoterapia superou as expectativas. O evento aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2010, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. As mesas redondas, conferências e palestras, contaram com a participação de vários convidados do Nordeste e especialistas de todo o país, inclusive do Coordenador Geral do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Dr. Guilherme Genovez.

A Dra. Vânia Barreto, presidente do evento e diretora de Ensino e Pesquisa do Hemoce, destacou a importância do encontro, que já está em sua décima segunda edição. Ela ressalta que a Jornada serve como ponte de ligação entre os temas da atualidade nas áreas de hematologia e hemoterapia e os profissionais de saúde, com vistas no processo de formação, capacitação e reciclagem dos nossos funcionários e outros interessados.

Quem reforça esse propósito são os próprios participantes, que deixaram seus depoimentos sobre o evento.

“O evento foi importante devido a oportunidade que ele trouxe de expandir o conhecimento sobre o assunto sob um ponto de vista multiprofissional, contribuindo de maneira significativa com a qualificação da minha formação acadêmica.”
Renata Sousa Sampaio, 22 anos, estudante de Farmácia da UFC

“A Jornada foi importante pois oportuniza a atualização do profissional da saúde quanto aos assuntos relativos à hematologia.”
Maria Goretti Alves, 50 anos, Farmacêutica

“A Jornada foi importante para atualização e aprofundamento específicos em hematologia. Importante para valorização multiprofissional, sendo divulgada a interligação entre outros estados e proporcionando um maior desenvolvimento na área.”
Nayara Santos de Oliveira, 23 anos, estudante de Biomedicina da FATECI

“A Jornada nos trouxe várias informações sobre os avanços na Política Nacional do Sangue e Hemoderivados, como a presença de outros profissionais enriquecendo cada vez mais o uso da hemoterapia.”
Goreti Diógenes, 41 anos, técnica de Enfermagem do Hemoce

“Participo há 15 anos das Jornadas Cearenses de Hematologia e Hemoterapia como profissional do Hemocentro Regional do Crato e até na organização do evento no interior. É sempre um ganho de conhecimentos específicos, atualização e interação interdisciplinar, destacando o nível dos profissionais, que reflete o panorama brasileiro na área. A preocupação e compromisso da Coordenação Geral em promover um evento desse nível científico merece destaque, assim como a diversidade de temas enfocando diferentes áreas.”
Aldilene Sobreira de Moura, 49 anos, assistente social do Hemocentro do Crato

“Esta Jornada nos proporciona renovação dos conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo que nos estimula a aplicar estas novas informações na nossa prática diária. Outro item que é de grande importância é a interação entre os profissionais, que favorece a troca de experiências, nos permitindo, muitas vezes, a melhoria do nosso serviço. Sem dúvida nenhuma, foi uma Jornada  de alto nível científico que abordou temas interessantes e atuais.”
Maria Soraia Parente da Cunha, farmacêutica-bioquímica do Hemocentro de Sobral

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce
Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 9148.8773
(85) 9659.4573
(85) 3101.2308
sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br
www.hemoce.ce.gov.br