Ministério da Saúde esclarece relação entre vacina para Gripe “A” e teste de HIV

25 de maio de 2010 - 12:59

Uma nota divulgada pelo Ministério da Saúde, emitida na última sexta-feira (21), deixou muitas pessoas, que foram imunizadas pela vacina contra a gripe H1N1, em dúvida acerca da possibilidade de realizar o teste de HIV e receber resultado positivo. O informativo deixa claro que se trata de um falso-positivo, mesmo assim, boa parte da população vacina teme que possa ter contraído o vírus.

“Observou-se a possibilidade de obtenção de resultados falso-positivos em testes imunoenzimáticos para detecção de anticorpos contra o vírus da Imunodeficiência Humana 1 (HIV 1), devido à produção de anticorpos IgM pelos indivíduos que receberam a vacina”, destaca a nota.

O infectologista Anastácio Queiroz, diretor do Hospital São José, em Fortaleza, durante participação no Jornal Alerta Geral desta segunda-feira (24), reforçou que as pessoas não precisam ficar com medo, já que a vacina é totalmente segura. “É uma vacina segura. É feita com o vírus da gripe em estado inativado. Nem gripe o indivíduo vai pegar. No mundo todo, já se vacinaram mais de 200 milhões de pessoas e ninguém teve uma ocorrência grave de efeitos colaterais”, disse o médico.

Anastácio também afirmou que mesmo o teste apresentado o resultado falso-positivo, há outros exames específicos que poderão apresentar o resultado real. “A ocorrência é rara. E se ocorrer é falso positivo. Em dando o teste falso-positivo, existem os testes específicos confirmatórios que fazemos que darão negativo”, finalizou.

Fonte: www.cearaagora.com.br