Hospital de Messejana melhora acomodação de pacientes da emergência

10 de maio de 2010 - 14:12

A Secretaria da Saúde do Estado continua adotando medidas para aliviar o esgotamento das emergências terciárias e melhorar o acolhimento e a permanência dos pacientes nos hospitais. Nesta sexta-feira, 7, o secretário Arruda Bastos autorizou a transferência de 68 pacientes para a nova área da emergência que está com as obras concluídas no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana). Essa área oferece melhores condições de assistência aos pacientes e é a primeira etapa da reforma de ampliação e reforma do Hospital de Messejana, que vai ganhar 43 novos leitos de emergência e terá outros 32 reformados.

Desde a última semana de abril, a Secretaria da Saúde tem adotado medidas para melhorar a situação das emergências terciárias. Para aliviar a emergência do HGF, o maior hospital público do Estado, agora o Hospital Waldemar de Alcântara passou a receber do HGF pacientes renais agudos e com outras patologias complexas. Ainda no Waldemar de Alcântara 33 leitos passaram a ser exclusivamente Unidades de Cuidados Especiais para acolhimento e tratamento de casos mais graves.

Na quarta-feira, 5, a comissão de urgência e emergência do Estado aprovou encaminhamentos para aliviar a pressão sobre as emergências. Entre eles, reforço de profissionais nas escalas de plantão para aumentar a capacidade e qualidade do atendimento, acolhimento dos pacientes conforme o perfil da assistência após regulação, unificação das centrais de regulação do Estado e do município de Fortaleza para organizar ainda mais a oferta e demanda de leitos, ampliação dos Programas de Atendimento Domiciliar (PAD) existentes nos hospitais da rede estadual para desospitalizar pacientes crônicos.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado