Oficina capacita profissionais das ouvidorias da Hemorrede

27 de abril de 2010 - 15:29

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 26 de abril, na sede do Hemoce em Fortaleza, a 1ª Oficina das Ouvidorias da Hemorrede do Estado do Ceará. O encontro reuniu todos os profissionais responsáveis pelas ouvidorias dos hemocentros regionais e também representantes das diretorias das unidades sob a orientação da ouvidora-geral do Hemoce, Iolanda Moura, e da ouvidora-geral da Secretaria da Saúde do Estado, Ana Paula Girão. Todos participaram de um treinamento sobre como identificar as demandas dos usuários da hemorrede e como realizar os registros devidos que devem ser encaminhados à coordenação da
ouvidoria.

A ampliação do sistema de ouvidoria para as outras 5 unidades da hemorrede estadual foi iniciada ainda no ano passado e em janeiro foi concretizado através de um encontro de acolhimento que aconteceu na sede do Hemoce em Fortaleza. Cada representante do interior recebeu as orientações necessárias para iniciar os trabalhos nos hemocentros regionais.

Outra mudança implantada foi a integração dos ouvidores do estado à Ouvidoria SUS. Nela, as ouvidorias de todas as unidades de saúde do país ficam interligadas através de um programa de computador onde é possível disponibilizar dados das ocorrências registradas em cada região. No final de cada mês, é gerado um relatório que documenta os registros do período, facilitando a solução de eventuais problemas e agilizando a melhora do atendimento ao usuário do sistema de saúde.

Sabrina Lima – MTb CE 2169 JP
Assessora de Comunicação do Hemoce