Hospital do Câncer do Ceará fará capacitação de voluntários no dia 24

15 de fevereiro de 2010 - 17:34

Contar história, conversar, dar atenção e amor aos pacientes são algumas das atividades dos voluntários do Hospital do Câncer do Ceará, mantido pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Quem tem mais de 18 anos e disponibilidade de quatro horas semanais pode inscrever-se para a capacitação de uma nova turma, que vai acontecer no próximo dia 24, das 8h às 16h no Hospital do Câncer (Rua Papi Júnior, 122 – Rodolfo Teófilo, em Fortaleza).

Os interessados podem enviar e-mail para a Diretora de Responsabilidade Social do ICC, Débora Boni (deboraboni@hospcancer-icc.org.br), informando nome, idade, profissão, número do telefone e público com o qual deseja trabalhar (criança, adulto, idoso ou em geral). Os selecionados irão colaborar no apoio emocional aos pacientes no Hospital ou na Casa Vida – criada pela Rede Feminina do Instituto do Câncer do Ceará para receber pacientes do interior. Quem gosta de atender ao público em geral pode ajudar na lojinha ou no bazar beneficente. Como o trabalho é voluntário, não há qualquer ajuda de custo ou remuneração.

Há sete anos, a professora aposentada Elita Bezerra Alencar Pinheiro, residente no Benfica, atua como voluntária no ICC. Todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, ela pode ser encontrada em divertidas contações de história na enfermaria pediátrica do Hospital do Câncer. “É um momento em que podemos amenizar a dor daquelas crianças. Enquanto a enfermeira aplica uma injeção, vou mostrando a capa colorida de um livro, canto uma musiquinha”, diz.

Dedicada, Elita também faz teatro de bonecos para distrair os pequenos e em datas comemorativas se fantasia. “Já me vesti de coelho da páscoa, de mamãe noel”, conta.  Para Elita, o trabalho voluntário é uma oportunidade de aprender grandes lições. “Vendo a resignação daquelas crianças e adolescentes, aprendemos a nos contentar com o nosso sofrimento”, revela. Elita também afirma ser tocada pela atitude das mães acompanhantes. “Elas ficam ali, ao lado dos filhos. Muitas são desempregadas, deixaram outras crianças em casa”.

Atualmente, existem cerca de 300 voluntários cadastrados. Segundo Débora Boni, este mês além dos que serão capacitados, chegaram mais 30 jovens do programa de voluntariado da Universidade de Fortaleza (Unifor). Além do apoio direto aos pacientes, existem outras formas de o voluntário ajudar, esclarece a Coordenadora Débora Boni. E o mais interessante é que não há relação entre a profissão do voluntário e a atividade que ele desempenha no Hospital, na Casa Vida ou na lojinha. “Uma enfermeira pode virar contadora de história, uma médica pode ajudar a preparar o lanche”, diz sobre a oportunidade de troca de
papéis.

Casa Vida

Débora informa que vai ‘de vento em popa’ a construção da nova Casa Vida, que possibilitará o aumento no atendimento de pacientes vindos do interior. Na atual Casa, estão hoje 120 pacientes e a estimativa é que a nova sede passe a atender 350. O prédio terá 3.800 metros quadrados de área construída, num terreno de 6 mil metros quadrados na Rua Delmiro de Farias, s/n, em frente à Lagoa de Porangabuçu, próximo ao Hospital do Câncer.

Na atual Casa, os pacientes recebem hospedagem com seis refeições diárias. Para ajudar a manter a Casa Vida, funciona uma lojinha no estacionamento do Hospital onde são comercializados artigos doados e consignados – confecções, artigos de decoração e outros. “Os preços são convidativos: calça jeans de marca por R$ 25,00 e blusas por R$ 10,00). Toda quarta-feira, ressalta ela, acontece um bazar de produtos novos e seminovos.

Fonte: Débora Boni, Diretora de Responsabilidade Social do ICC – (fone: 85 3288 4671 / 3288 4466)